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Quantidade de Carboidratos Diários Para Perder Peso

Comer carboidratos em excesso, e vindo das fontes inadequadas, prejudica o seu peso, a perda dele e diversos outros problemas de saúde. É essencial consumi-los de fontes naturais e saudáveis, e quantidade correta. O verão chegou também uma grande preocupação: qual a quantidade de carboidratos necessários por dia para perder peso, e manter a boa saúde?

Para quem ainda não sabe: As diretrizes dietéticas oficiais recomendam que os carboidratos fornecem entre 45 e 65 por cento da ingestão de calorias diárias.

Ou seja, se você comer 2000 calorias por dia, isso significa que você deve comer entre 225 e 325 gramas de carboidratos por dia.

Porém, comer menos de 150 gramas de carboidratos por dia é muito melhor para a perda de peso.

Sim!!! Reduzir a quantidade de carboidratos que você come é uma das melhores maneiras de perder peso.

Quem me segue há algum tempo sabe disso.

Não deixe de ler e compartilhar!

Quantidade De Carboidratos Necessários

Reduzir a quantidade de carboidratos reduz também seu apetite e causa perda de peso “automática”, sem a necessidade de ficar contando calorias. Isso significa que você pode comer até se sentir satisfeita e ainda perder peso.

Este tipo de alimentação restringe a ingestão de carboidratos como açúcares e amidos (pães, macarrão, etc.) e os substitui por vegetais proteicos, gordurosos e saudáveis.

As dietas com baixo teor de carboidratos também têm benefícios que vão muito além da perda de peso. Elas diminuem o açúcar no sangue, a pressão sanguínea e os triglicerídeos. Elas criam HDL (o bom) e melhoram o padrão de LDL (o mau) colesterol.

A alimentação low carb reduz muito os níveis sanguíneos de insulina, um hormônio que traz a glicose (de carboidratos) para células.

Uma das funções da insulina é armazenar gordura. Muitos especialistas acreditam que a razão pela qual as dietas com baixo teor de carboidratos funcionam tão bem, é que elas reduzem seus níveis desse hormônio.

A insulina “avisa” aos rins para armazenar o sódio, por isso as dietas altas em carboidratos podem causar excesso de retenção de água.

Quando você corta carboidratos, você reduz a insulina e seus rins começam a eliminar o excesso de água (1).

É comum que as pessoas percam muito peso da água nos primeiros dias com uma dieta baixa em carboidratos.

Tudo isso parece ótimo… Mas afinal, quanto carboidrato você deve comer para perder peso?

Não existe uma definição clara de exatamente o que constitui uma “dieta baixa em carboidratos” já que o que é “baixo” para uma pessoa pode não ser “baixo” para outra.

A ingestão ideal de carboidratos de um indivíduo depende da idade, gênero, composição corporal, níveis de atividade e saúde metabólica atual.

Pessoas que são fisicamente ativas e têm mais massa muscular podem tolerar muito mais carboidratos do que pessoas sedentárias. Isto aplica-se particularmente àqueles que fazem muitos exercícios de alta intensidade como levantar pesos ou correr.

A saúde metabólica também é um fator muito importante. Quando as pessoas sofrem com síndrome metabólica, tornam-se obesas ou adoecem com diabetes tipo II, aí as regras mudam.

As pessoas que se enquadram nesta categoria não toleram a mesma quantidade de carboidratos que aqueles que são saudáveis.

Ingestão De Carboidratos


Veja agora quantos carboidratos são necessários para perder peso, e manter a saúde.

Se você simplesmente remover as fontes de carboidratos não saudáveis ​​de sua dieta, trigo refinado e açúcares adicionados, então você estará bem no seu caminho para melhorar a saúde.

No entanto, para aproveitar os benefícios metabólicos completos das dietas com baixo teor de carboidratos, você também precisa restringir outras fontes de carboidratos.

Embora não exista um documento científico que explique exatamente como combinar a ingestão de carboidratos com as necessidades individuais, eu pessoalmente encontrei essas diretrizes que são muito eficazes.

100-150 Gramas Por Dia

Este é mais um consumo de carboidratos “moderado”. É muito apropriado para pessoas magras, ativas e que simplesmente buscam manter-se saudável e manter seu peso.

É muito possível perder peso nesta (e qualquer) ingestão de carboidratos, mas pode exigir que você conte um pouco de calorias ou diminua as porções.

Carbs que você pode comer:

Todos os vegetais que você pode imaginar.

Vários pedaços de fruta por dia.

Quantidades moderadas de amidos saudáveis ​​como a batata doce.

50-100 Gramas Por Dia

É excelente se você quiser perder peso, permitindo um pouco de carboidratos na dieta. Também é ótima para manter seu peso se você é sensível aos carboidratos.

Carbs que você pode comer:

Muitos vegetais.

2-3 pedaços de frutaS por dia.

Quantidades mínimas de carboidratos amiláceos.

Ovos também podem ser consumidos, eles possuem 0% de carb.

20-50 Gramas Por Dia

É aí que os benefícios metabólicos realmente aumentam. Esta é a quantidade perfeita para pessoas que precisam perder peso rapidamente ou estão metabolicamente perturbadas e têm obesidade ou diabetes.

Ao comer menos de 50 gramas por dia, seu corpo entrará em cetose, fornecendo energia para o cérebro através dos chamados corpos de cetona. É provável que mate seu apetite e faça você perder peso automaticamente.

Carbs que você pode comer:

  • Muitos vegetais com baixo teor de carboidratos.
  • Carboidratos de outros alimentos, como abacates, nozes e sementes.

Esteja ciente de que uma dieta baixa em carboidratos NÃO é uma dieta sem carboidratos. Há espaço para muitos vegetais com baixo teor de carboidratos.

Todos somos únicos e o que funciona para uma pessoa pode não ser para o próximo. É importante fazer alguma auto-experimentação e descobrir o que funciona para você. O ideal mesmo é que você procure acompanhamento médico!

Se você tem uma condição médica, certifique-se de falar com seu médico antes de fazer alterações, porque esta dieta pode reduzir drasticamente sua necessidade de medicação!

E ACREDITE: Você vai queimar gordura muito mais fácil!

Mas acredite, consumir de vez em quando os alimentos saudáveis como os low carb, não é bastante para prevenir doenças e emagrecer com saúde.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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