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Como Usar a Quinoa Para Emagrecer Com Saúde

Você gosta de quinoa ou já a incluiu na alimentação? Então eu tenho uma boa notícia você: ela é uma ótima aliada do emagrecimento! Muitas pessoas consomem a quinoa para emagrecer. Mas não se esqueça de que nenhum alimento consegue agir sozinho, afinal, para perder peso você precisa de um conjunto de ações saudáveis.

A quinoa pode ser uma ótima substituta de outros alimentos, inclusive do próprio glúten, que causa a inflamação e pode provocar o aumento de peso.

Isso porque a quinoa é rica em proteínas, pode aumentar o seu metabolismo e reduzir o apetite significativamente.

Além de ajudar a emagrecer, a quinoa possui outros benefícios para a saúde.

Não deixe de ler e compartilhar!

Quinoa para Emagrecer?

Quinoa para Emagrecer: Como é Possível? Imagem: (Divulgação)

1 – Alta concentração dos antioxidantes 

O efeito que o consumo da quinoa pode proporcionar à nossa saúde, vai além das vitaminas e minerais que estamos familiarizados (1).

Essa possui micronutrientes saudáveis e entre eles estão moléculas interessantes chamados flavonoides. Estes são antioxidantes vegetais que são extremamente benéficos à saúde.

Dois flavonoides em particular, quercetina e Kaempferol, encontrados em grandes quantidades na quinoa, mostraram em estudos de laboratório, que têm ação antiinflamatória, antiviral, anticancerígena e até mesmo antidepressiva.

2 – Contém todos os aminoácidos essenciais

A quinoa é um dos únicos alimentos vegetais que fornece proteínas completas, contendo todos os aminoácidos essenciais para um equilíbrio saudável do organismo.

Os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo não consegue produzir por conta própria, portanto precisam ser ingeridos através da alimentação.

Ela também é uma fonte completa de proteínas e, portanto, um alimento excelente para vegetarianos e veganos que não consomem proteína animal.

As fibras ajuda a aumentar a sensação de saciedade, fazendo diminuir a ingestão de calorias totais.

O consumo regular aumenta a ingestão de vitaminas, proteínas, minerais e fibras, que além de diminuir o apetite, também melhora o funcionamento intestinal, regula o colesterol e até o açúcar do sangue.

A quinoa é rica em ferro e vitamina B12, que são essenciais para a perda de peso e a produção de energia. Esse alimento super nutritivo também beneficia o metabolismo, e isso é essencial para a perda de peso.

3 – Quinoa e a intolerância ao Glúten

Se você, assim como eu, sofre com a doença celíaca consumir quinoa pode ser uma boa opção.

Um grande benefício associado à quinoa é a diminuição do risco de alergia, especialmente para pessoas que têm reações adversas a certos grãos por causa do glúten.

Várias organizações públicas têm recomendado quinoa como um substituto para o trigo, sempre que é necessário evitar a ingestão desta proteína.

Por esta característica e também pela facilidade em ser digerida, a quinoa também se tornou um alimento indicado na dieta de crianças e bebês.

4- Baixa em calorias

Você pode usar a quinoa para emagrecer, pois ela é um alimento nutritivo de baixa caloria. Pode incluí-la na sua alimentação low carb. Substitua alimentos com alto teor de carboidratos e calorias como o arroz e o macarrão, por quinoa (2).

5-Baixo Índice Glicêmico

Outra característica importante da quinoa, é ela ser um alimento de baixo índice glicêmico, além de inibir os efeitos da frutose, que pode aumentar as chances de aumento de peso. 

Alimentos com esta propriedade são digeridos mais lentamente pelo organismo, mantém a sensação de saciedade por mais tempo e beneficia outras áreas do seu organismo.

Como Usar a Quinoa Para Emagrecer?

Quinoa emagrece porque é muito nutritiva e pode ser usada como substituto do arroz, em sopas ou até mesmo em sucos, por exemplo, aumentando o valor nutritivo da alimentação (3).

A quinoa tem um sabor muito suave e, por isso, é fácil de introduzir na alimentação de adultos e crianças, podendo acompanhar qualquer prato de carne, peixe ou frango, sendo um ótimo substituto para o arroz.

Uma das formas de incluir a quinoa na alimentação para emagrecer é utilizando uma colher de sopa de quinoa por dia, junto com as refeições.

Em formato de farinha, ela pode ser misturada no suco ou até mesmo na comida, já em forma de grãos, pode ser cozida junto com legumes ou salada.

Então aproveite os benefícios da quinoa para o emagrecimento. Porém, lembre-se que consumir quinoa não basta.

É necessário mudar a sua alimentação e praticar atividades físicas para emagrecer com saúde.

E se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Por isso eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde de todos!

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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