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Usar quinoa para emagrecer é melhor estratégia para se manter bem nutrido fazendo boas substituições.

Aliás, muitas pessoas consomem a quinoa para emagrecer. Mas, não se esqueça de que nenhum alimento consegue agir sozinho. Afinal, para perder peso você precisa de um conjunto de ações saudáveis.

A quinoa pode ser uma ótima substituta de outros alimentos, inclusive do próprio glúten. Afinal, gluten causa a inflamação e pode provocar o aumento de peso.

Isso porque a quinoa é rica em proteínas, pode aumentar o seu metabolismo e reduzir o apetite significativamente.

Além de ajudar a emagrecer, a quinoa possui outros benefícios para a saúde.

Leia até o final e compartilhe no grupo da família!

Por que usar Quinoa para Emagrecer?

Quinoa para Emagrecer: Como é Possível? Imagem: (Divulgação)

1 – Alta concentração dos antioxidantes 

A quinoa é rica em vitaminas e minerais que ajudam a saúde (1).

Além disso, ela possui micronutrientes saudáveis e entre eles estão moléculas de flavonoides. Estes antioxidantes vegetais  são extremamente benéficos à saúde.

Quercetina e Kaempferol são flavanoides encontrados em grandes quantidades na quinoa.

Isso é ótimo, pois eles têm ação anti-inflamatória, antiviral, anticancerígena. Além do mais, tem função antidepressiva.

 Saiba mais sobre a alimentação anti-inflamatória. 

2 – Contém todos os aminoácidos essenciais

A quinoa é um dos únicos alimentos vegetais que fornece proteínas completas. Afinal, contém todos os aminoácidos essenciais para um equilíbrio saudável do organismo.

Os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo não consegue produzir por conta própria. Portanto, precisam ser ingeridos através da alimentação.

Além disso, ela também é uma fonte completa de proteínas e, portanto, um alimento excelente para vegetarianos e veganos que não consomem proteína animal.

Sem falar que as fibras presentes na quinoa aumentam a sensação de saciedade. Além disso, diminui a ingestão de calorias totais.

Ao usar a quinoa para emagrecer naturalmente você aumenta a ingestão de vitaminas, proteínas, minerais e fibras. Ou seja, além de diminuir o apetite, também melhora o funcionamento intestinal, regula o colesterol e até o açúcar do sangue.

Por fim, a quinoa é rica em ferro que é essencial para a perda de peso e a produção de energia. Esse alimento super nutritivo também beneficia o metabolismo, e isso é essencial para a perda de peso.

3 – Quinoa e a intolerância ao Glúten

Se você, assim como eu, sofre com a doença celíaca consumir quinoa pode ser uma boa opção.

Um grande benefício associado à quinoa é a diminuição do risco de alergia, especialmente para pessoas que têm reações adversas a certos grãos por causa do glúten.

Várias organizações públicas têm recomendado quinoa como um substituto para o trigo. Afinal, sempre que possível é interessante evitar a ingestão de trigo.

Por esta característica e também pela facilidade em ser digerida, a quinoa é alimento indicado na dieta de crianças e bebês.

4- Baixa em calorias

Você pode usar a quinoa para emagrecer, pois ela é um alimento nutritivo de baixa caloria. Pode incluí-la na sua alimentação low carb. Substitua alimentos com alto teor de carboidratos e calorias como o arroz e o macarrão, por quinoa (2).

5- Baixo Índice Glicêmico

Outra característica importante da quinoa, é ela ser um alimento de baixo índice glicêmico. Ou seja, além de inibir os efeitos da frutose, que pode aumentar as chances de aumento de peso. 

Alimentos com esta propriedade são digeridos mais lentamente pelo organismo. Além disso, mantém a sensação de saciedade por mais tempo e beneficia outras áreas do seu organismo.

Como Usar a Quinoa Para Emagrecer?

Quinoa emagrece porque é muito nutritiva e pode ser usada como substituto do arroz. Em sopas ou até mesmo em sucos, por exemplo, aumentando o valor nutritivo da alimentação (3).

A quinoa tem um sabor muito suave e, por isso, é fácil de introduzir na alimentação de adultos e crianças. Ou seja, pode acompanhar qualquer prato de carne, peixe ou frango, sendo um ótimo substituto para o arroz.

Além disso, uma das formas de incluir a quinoa na alimentação para emagrecer é utilizando uma colher de sopa de quinoa por dia, junto com as refeições.

Em formato de farinha, ela pode ser misturada no suco ou até mesmo na comida, já em forma de grãos, pode ser cozida junto com legumes ou salada, por exemplo.

Então aproveite os benefícios da quinoa para o emagrecimento. Porém, lembre-se que consumir quinoa não basta.

É necessário mudar a sua alimentação e praticar atividades físicas para emagrecer com saúde.

Além do mais, se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Por isso, comece hoje mesmo a melhorar seus hábitos alimentares. Confira as receitas usando quinoa que preparei pra você!

Antes de ir, assista a este vídeo também sobre quinoa! 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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