close
AlimentaçãoArtigos

Refrigerante Diet: Será que Prejudica a Saúde?

Dr Juliano Pimentel

O refrigerante diet seduziu muitas pessoas com a ideia de que ele não engorda e é mais saudável. Talvez você consuma com frequência esse tipo de bebida e devido a promessa de não conter açúcar.

Agora, quantas pessoas que você conhece realmente perderam peso simplesmente mudando de refrigerante comum para refrigerante diet?

Provavelmente não muitas, certo?!

Isso porque, a menos que seja seguido por outras mudanças de estilo de vida, a escolha de bebidas dietéticas é inútil.

Muito me surpreende ver tantas pessoas que buscam saúde e emagrecimento ainda bebendo refrigerantes.

Eu sei que muitas pessoas ainda pensam que as versões diet irão ajudá-las a perder peso, mas as estatísticas realmente mostram que na verdade o ganho de peso está associado com as bebidas açucaradas, como o refrigerante diet.

Por isso, nesse artigo quero falar sobre os malefícios do açúcar para a saúde.

Não deixe de ler e compartilhar.

Refrigerante Diet Emagrece?

Será que Refrigerante Engorda?

Aqui estão algumas razões pelas quais refrigerantes (especialmente refrigerantes diet) absolutamente não irá ajudá-lo a atingir seus objetivos de saúde, inclusive emagrecimento:

> PH de 2,5: Refrigerantes são 50.000 vezes mais ácido do que neutro. Seriam necessários 30 copos de água limpa para equilibrar o pH do seu organismo depois de tomar apenas uma lata de refrigerante.

E por que o equilíbrio do pH do corpo importante? Todas as doenças (incluindo câncer) prosperam em um ambiente ácido.

>> Xarope de milho de alta frutose: este edulcorante altamente processado aumenta significativamente os níveis de insulina e está associado a diabetes, obesidade e síndrome metabólica. Além disso, a maioria de dos xaropes de milho são derivados de milho geneticamente modificado.

>> Aspertame e Sucarlose: Todos os adoçantes artificiais são apenas isso: artificiais! Eles são o resultado de um processo químico que produz compostos neurotóxicos perigosos. Aspertame é associado a tumores cerebrais, enxaquecas, epilepsia, convulsões, depressão e doenças autoimunes. Sucralose (Splenda) é da mesma categoria.

> Cafeína: A cafeína é benéfica, mas não em excesso ou combinada com outros ingredientes sintéticos e prejudiciais à saúde. Mesmo se você acha que a cafeína não irá afetá-lo, ela pode afetar seu ciclo de sono e a qualidade do seu sono.

A cafeína é também um diurético, que pode causar desidratação mesmo que você esteja ingerindo líquidos.

O que é Refrigerante Diet?

Os Malefícios do Refrigerante
Os Malefícios do Refrigerante

Os refrigerantes diet são bebidas carbonatadas (são produtos compostos por água, gás carbônico e algum tipo de xarope que dá cor e gosto a bebida).

Em vez de , eles são adoçados com adoçantes artificiais como aspartame, ciclamato, sacarina, acesulfame-k ou sucralose.

Quase todas as bebidas açucaradas populares no mercado têm uma versão “light” ou uma “diet”.

Essas bebidas são livres de calorias, que tecnicamente deve ajudar as pessoas a perder peso e prevenir doenças relacionadas com o açúcar, como síndrome metabólica e diabetes.

No entanto, as evidências de que essas bebidas sejam realmente mais saudáveis não existem. Muito pelo contrário, na verdade.

Refrigerante Diet e a Síndrome Metabólica

Cuidado com a Síndrome Metabólica

A síndrome metabólica é um grupo de fatores de risco para doenças que muitas vezes ocorrem em conjunto e aumentam o risco de diabetes, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas.

É definido como tendo pelo menos três dos seguintes sintomas:

  •         Obesidade abdominal (gordura visceral);
  •         Alta glicemia em jejum;
  •         Triglicéridos elevados;
  •         Baixo colesterol HDL;
  •         Pressão arterial elevada.

Beber bebidas “sem calorias” em vez de bebidas açucaradas não parece ser útil para combater a síndrome metabólica.

Em um estudo publicado na revista Circulation em 2008, que acompanhou 9.514 pessoas por 9 anos, beber bebidas artificialmente adoçadas foi associado a um risco 34% maior de desenvolver a síndrome metabólica (1).

Outro estudo encontrou um risco aumentado de 36% de síndrome metabólica e um risco drasticamente aumentado de diabetes em pessoas que consumiam refrigerante diet (2).

Refrigerante Diet e a Depressão

Refrigerante Diet: e a depressão

Existe uma associação entre o consumo de refrigerantes diet e a depressão.

Em um estudo feito com 263.925 adultos, com idade entre 51-70, os indivíduos que beberam refrigerante foram 30% mais propensos a serem diagnosticados com depressão ao longo de um período de 10 anos.

A ligação era até mais forte para o refrigerante diet do que para o refrigerante normal (3).

Você sabia que o refrigerante diet também está associado com parto prematuro?

Em um estudo feito com 59334 mulheres grávidas na Dinamarca, 1 dose por dia de bebidas dietéticas foi associada a um aumento de 38% no risco de parto prematuro. 4 porções por dia aumentaram o risco em 78% (4).

Refrigerante Diet e o Diabetes tipo II

Para Prevenir e Cuidar do Diabetes: Evite o Açúcar

A incidência de diabetes tipo II tem aumentado a um ritmo alarmante nas últimas décadas e agora aflige cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

Esta doença está altamente associada à obesidade e ao consumo de açúcar, por isso alguns argumentam que a substituição de bebidas açucaradas com bebidas sem calorias ajudaria.

No entanto, não há evidências de que essas bebidas sejam úteis contra o diabetes.

Um estudo feito com 6.814 indivíduos, com idades entre 45-85 anos, mostrou que o consumo diário de refrigerante diet foi associado a um risco 67% maior de diabetes tipo II (2).

Em outro estudo, 66.118 mulheres francesas foram acompanhadas durante 14 anos seguidos. As mulheres que consumiram mais bebidas dietéticas tiveram um risco 121% maior de desenvolver diabetes tipo II (5).

A análise de dados de dois grandes estudos de Harvard revelou que as bebidas dietéticas aumentaram o risco de diabetes em mulheres, mas não em homens.

Cada dose diária aumentou o risco de um diagnóstico de diabetes em 6% (6).

Refrigerante Diet e o Ganho de Peso

Refrigerante Engorda?
Refrigerante Engorda?

A razão principal que leva as pessoas a mudar para bebidas diet é reduzir as calorias, a fim de perder peso.

Infelizmente, isso não parece funcionar!

Em um estudo feito com 3.682 indivíduos de San Antonio, Texas, o consumo de refrigerante dietético foi associado com o dobro do risco de sobrepeso ou obesidade (7).

Outros estudos prospectivos também mostram associação com adoçantes artificiais e ganho de peso (8, 9).

No entanto, temos um ensaio controlado randomizado, onde 318 indivíduos foram divididos em 3 grupos:

Um grupo controle, um grupo que substituiu soda açucarada com água e um grupo que substituiu a soda açucarada com bebidas dietéticas (10).

No final do estudo de 6 meses, não houve diferença significativa entre os três grupos. Neste ensaio controlado, o refrigerante diet não piorou as coisas, mas também não melhorou.

Gostaria de salientar que muitos ensaios de alimentação a curto prazo mostram que os edulcorantes artificiais podem aumentar o apetite e a ingestão de alimentos a curto prazo em comparação com o açúcar (11, 12, 13, 14, 15).

Resumindo, muitos estudos têm mostrado que na verdade o refrigerante diet não tem nada de bonzinho. Pelo contrário, traz diversos malefícios para a sua saúde.

Agora vamos falar sério?

Quem me conhece já sabe que eu indico fortemente o corte nos alimentos processados, industrializados e açucarados para todas as pessoas que desejam emagrecer e levar uma vida mais saudável.

E sim, os refrigerantes diet entram nessa categoria de alimentos que devem ser evitados.

Você que realmente quer mudar de vida precisa entender que não há atalhos que te levam para o seu objetivo.

Refrigerantes sem calorias e supostamente saudáveis não são o caminho. A reeducação alimentar é a forma de iniciar a sua transformação na saúde.

Se você quer beber algo, beba água! Ou então um suco detox.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

BAIXE AGORA O MEU GUIA COM OS
10 MELHORES SUCOS DETOX PARA EMAGRECER COM SAÚDE!!
O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : açúcaradoçantes artificiaisalimentaçãodestaquediabetesdiabetes tipo IIdietdoenças cardíacasdr. juliano pimentelemagrecimentoengordaparto prematuroperderam pesorefrigeranterefrigerante dietsaudávelsaúdesíndrome metabólica

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta