close
AlimentaçãoArtigos

Refrigerante Diet: Será que Prejudica a Saúde?

Dr Juliano Pimentel

O refrigerante diet seduziu muitas pessoas com a ideia que ele não engorda e é mais saudável. Talvez você consuma com frequência esse tipo de bebida devido à promessa de não conter açúcar.

Mas quantas pessoas que você conhece realmente perderam peso, simplesmente mudando de refrigerante comum para refrigerante diet?

Eu sei que muitas pessoas ainda pensam que as versões diet irão ajudá-las a perder peso.

Por isso, nesse artigo quero falar sobre o refrigerante diet e a sua saúde.

Não deixe de ler e compartilhar.

Refrigerante Diet

Saiba agora como os refrigerantes (especialmente refrigerantes diet) impactam na sua saúde, e inclusive no emagrecimento:

> PH de 2,5: Refrigerantes são 50.000 vezes mais ácidos do que neutros. Seriam necessários 30 copos de água limpa para equilibrar o pH do seu organismo depois de tomar apenas uma lata de refrigerante.

E por que o equilíbrio do pH do corpo importante? Todas as doenças (incluindo câncer) prosperam em um ambiente ácido.

> Xarope de milho de alta frutose: este edulcorante altamente processado aumenta significativamente os níveis de insulina e está associado a diabetes, obesidade e síndrome metabólica. Além disso, a maioria de dos xaropes de milho são derivados de milho geneticamente modificado.

> Aspertame e Sucralose: Todos os adoçantes artificiais são apenas isso: artificiais! Eles são o resultado de um processo químico que produz compostos neurotóxicos perigosos. Aspertame é associado a tumores cerebrais, enxaquecas, epilepsia, convulsões, depressão e doenças autoimunes. Sucralose (Splenda) é da mesma categoria.

> Cafeína: A cafeína é benéfica, mas não em excesso ou combinada com outros ingredientes sintéticos e prejudiciais à saúde. Ela pode afetar o ciclo de sono e a qualidade.

A cafeína é também um diurético, que pode causar desidratação mesmo que você esteja ingerindo líquidos.

O que é Refrigerante Diet?

Os Malefícios do Refrigerante
Refrigerante Diet: Como prejudica a saúde. Imagem: (Divulgação)

Os refrigerantes diet são bebidas carbonatadas (são produtos compostos por água, gás carbônico e algum tipo de xarope que proporciona cor e gosto).

Eles são adoçados com adoçantes artificiais como aspartame, ciclamato, sacarina, acesulfame-k ou sucralose.

Quase todas as bebidas açucaradas populares no mercado têm uma versão “light” ou uma “diet”.

Essas bebidas são livres de calorias, que tecnicamente deve ajudar as pessoas a perder peso e prevenir doenças relacionadas com o açúcar, como síndrome metabólica e diabetes.

As evidências mostram que elas prejudicam a saúde.

1-Síndrome Metabólica

A síndrome metabólica é um grupo de fatores de risco para doenças que muitas vezes ocorrem em conjunto e aumentam o risco de diabetes, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas.

É definido como tendo pelo menos três dos seguintes sintomas:

  •         Obesidade abdominal (gordura visceral);
  •         Alta glicemia em jejum;
  •         Triglicéridos elevados;
  •         Baixo colesterol HDL;
  •         Pressão arterial elevada.

Consumir bebidas “sem calorias” em vez de bebidas açucaradas, não é útil para combater a síndrome metabólica.

Em um estudo publicado na revista Circulation em 2008, que acompanhou 9.514 pessoas por 9 anos, beber bebidas artificialmente adoçadas foi associado a um risco 34% maior de desenvolver a síndrome metabólica (1).

Outro estudo encontrou um risco aumentado de 36% de síndrome metabólica e um risco drasticamente aumentado de diabetes em pessoas que consumiam refrigerante diet (2).

2-Depressão

Existe uma associação entre o consumo de refrigerantes diet e a depressão.

Em um estudo feito com 263.925 adultos, com idade entre 51-70, os indivíduos que beberam refrigerante foram 30% mais propensos a serem diagnosticados com depressão ao longo de um período de 10 anos.

A ligação era até mais forte para o refrigerante diet, que para o refrigerante normal (3).

Você sabia que o refrigerante diet também está associado com parto prematuro?

Em um estudo feito com 59334 mulheres grávidas na Dinamarca, 1 dose por dia de bebidas dietéticas foi associada a um aumento de 38% no risco de parto prematuro. 4 porções por dia aumentaram o risco em 78% (4).

3-Diabetes tipo II

A incidência de diabetes tipo II tem aumentado a um ritmo alarmante nas últimas décadas e agora aflige cerca mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

Esta doença está altamente associada à obesidade e ao consumo de açúcar.

Um estudo feito com 6.814 indivíduos, com idades entre 45-85 anos, mostrou que o consumo diário de refrigerante diet foi associado a um risco 67% maior de diabetes tipo II (2).

A análise de dados de dois grandes estudos de Harvard, revelou que as bebidas dietéticas aumentaram o risco de diabetes em mulheres, mas não em homens.

Cada dose diária aumentou o risco de um diagnóstico de diabetes em 6% (6).

4-Aumento de peso

Em um estudo feito com 3.682 indivíduos de San Antonio, Texas, o consumo de refrigerante dietético foi associado ao dobro do risco de sobrepeso ou obesidade (7).

Outros estudos prospectivos também mostram associação com adoçantes artificiais e ganho de peso (8).

Pesquisas mostram que os edulcorantes artificiais ,podem aumentar o apetite e a ingestão de alimentos a curto prazo em comparação com o açúcar (11).

O refrigerante diet não tem nada de bonzinho. Pelo contrário, traz diversos malefícios para a sua saúde.

Quem me conhece já sabe que eu indico o corte nos alimentos processados, industrializados e açucarados para todas as pessoas que desejam emagrecer e levar uma vida mais saudável.

E sim, os refrigerantes diet entram nessa categoria de alimentos que devem ser evitados.

Você que realmente quer mudar de vida precisa entender que não há atalhos que te levam para o seu objetivo.

Refrigerantes sem calorias e supostamente saudáveis não são o caminho. A reeducação alimentar é a forma de iniciar a sua transformação na saúde.

Se você quer beber algo, beba água, água saborizada, refrigerante de kefir de água, chás naturais ou então um suco detox.

E para ajudar você que se preocupa com uma alimentação saudável e low carb, eu convido a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb.

Desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

BAIXE AGORA O MEU GUIA COM OS
10 MELHORES SUCOS DETOX PARA EMAGRECER COM SAÚDE!!

[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : açúcaradoçantes artificiaisalimentaçãoAspertameaumento de pesoColesterol HDLdepressãodestaquediabetesdiabetes tipo IIdietdoenças cardíacasdr. juliano pimentelemagrecimentoengordagordura visceralGostosuras Low Carbparto prematuroperderam pesopHpressão arterial elevadarefrigeranterefrigerante dietsaudávelsaúdesíndrome metabólicasucralosetriglicéridosxarope de milho de alta frutose

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta