Selecione a página

Câncer: Quais São os Sintomas Típicos da Doença

Câncer: Quais São os Sintomas Típicos da Doença

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Atualmente, 8,2 milhões de pessoas morrem por ano de câncer no mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), as causas da doença são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas.

As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural.

As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas (1).

Em geral, as causas estão relacionadas ao tabagismo, hábitos alimentares, alcoolismo, hábitos sexuais, medicamentos, fatores ocupacionais e radiação solar.

E, aparece através de diversos sintomas.

Nesse artigo irei apresentar os sintomas típicos da doença.

Não deixe de ler e compartilhar.

Sintomas Mais Comuns do Câncer

Confira os principais sintomas (2).

>> Mama: além do nódulo na mama, os sintomas também incluem secreção sanguinolenta do mamilo, mudanças na forma ou na textura da mama ou do mamilo.

>> Próstata: apresenta dificuldade para urinar. Mas, na maioria das vezes, não apresenta sintomas.

>> Pele: geralmente aparece como um nódulo de cera branco ou uma mancha escamosa marrom em áreas expostas ao sol, como rosto e pescoço.

>> Melanoma: os sintomas podem incluir um novo nódulo anormal ou uma mudança em uma pinta existente. Os melanomas podem ocorrer em qualquer parte do corpo.

>> Colorretal: alguns sintomas comuns incluem alterações nos hábitos intestinais e na consistência das fezes, sangue nas fezes e desconforto abdominal (3).

>> Pulmão: os sintomas incluem tosse, dor no peito, sibilo e perda de peso.

>> Leucemia: os tipos de crescimento rápido podem apresentar sintomas que incluem fadiga, perda de peso, infecções frequentes e sangramento fácil ou hematomas.

>> Linfoma: os sintomas incluem aumento dos gânglios linfáticos, fadiga e perda de peso.

Quais São os Sintomas?

sintomas-de-tuberculose

Tosse pode ser um dos sintomas do câncer

Quando se trata de câncer, os sintomas variam muito do tipo de tumor e região, ou podem nem ocorrer.

Alguns pacientes têm inchaços anormais, febres inexplicáveis, sudorese noturna ou perda de peso involuntária.

Confira os sintomas que merecem atenção especial por estarem relacionados a essa doença (4).

Febre: é o sintoma mais comum, o que acontece, principalmente, com a disseminação da doença.

Todas as pessoas com câncer terão febre em algum momento da doença. Isso se dá porque tanto a doença quanto o tratamento afeta o sistema imunológico.

Dor: alguns tipos de câncer tem a dor como um sintoma precoce.

Uma dor de cabeça intensa e que não apresenta melhora com tratamento, por exemplo, por ser um dos sintomas de tumor cerebral.

Dores das nas costas também pode ser um dos sintomas colorretal ou de ovário.

Fadiga: um cansaço extremo que não passa com o tempo, mesmo que o paciente esteja em repouso extremo.

A fadiga é um dos sintomas, e surge principalmente quando ele está em desenvolvimento.

A perda de sangue que ocorre em casos de câncer de cólon ou de estômago, por exemplo, também provoca fadiga.

Perda de peso: perder peso de forma inexplicável de 10 quilos ou até mais, pode ser o primeiro sinal de câncer que o corpo está alertando.

Além disso, perder peso ocorre também em algum momento do estágio da doença, principalmente com o câncer de estômago, esôfago, pâncreas e de pulmão.

Alteração na pele: tanto o câncer de pele quanto outros tipos de tumores podem causar alterações na pele, como irritações, pele mais escura (hiperpigmentação), pele e olhos amarelados (icterícia), pele avermelhada (eritema) ou prurido.

Outro sintoma é o crescimento anormal dos cabelos.

Ferida: feridas que não cicatrizam podem estar relacionadas a essa doença. Feridas na pele, por exemplo, podem estar relacionadas ao câncer de pele.

Uma ferida de longo tempo na boca poderia ser sinais de câncer de boca.

Feridas em outros órgãos externos, como o pênis e a vagina, podem ser sinal de estágio inicial de câncer (5).

Manchas brancas: manchas brancas que surgirem dentro da boca e na língua podem ser leucoplasia, e se não for tratada em tempo, a doença pode se tornar um câncer de boca.

Além disso, é preciso observar qualquer alteração na boca.

Hemorragia: sangramento e hemorragias podem acontecer tanto na fase inicial ou em estágio avançado de câncer.

Tosse com sangue, por exemplo, pode ser um sinal de câncer de pulmão. Já sangue nas fezes, podem ser um sinal de câncer colorretal.

Já o câncer de colo de útero ou de endométrio pode causar sangramento vaginal.

A urina acompanhada com sangue pode ser um sinal de câncer de bexiga ou câncer de rim.

Se haver sangramento no mamilo, esse pode ser um sinal de câncer de mama.

Mudanças intestinais: constipação a longo prazo, diarreia e alterações nas fezes pode ser um sinal da doença, principalmente colorretal.

Mudanças na bexiga:  sentir dores ao urinar, sangue na urina ou uma alteração na função da bexiga, por exemplo, necessidade de urinar com maior ou menor frequência do que o habitual.

Esse sintoma pode estar relacionada ao câncer de bexiga ou de próstata (6, 7).

Mudança na pele: qualquer alteração em verrugas, manchas ou sardas, como mudança de cor, tamanho ou forma, deve ser examinada.

Uma alteração na pele também pode ser um sintoma.

Indigestão: problemas de indigestão ou deglutição que demoram para passar, pode ser um sinal de câncer.

Por isso, é necessária uma investigação mais profunda.

Tosse ou rouquidão: uma tosse persistente pode ser um sinal de câncer de pulmão. Já rouquidão pode aparecer como sinal de câncer de laringe ou câncer de tireoide.

Se a pessoa for fumante, os sintomas devem ser observados com maior cautela, pois aumentam as probabilidades de ser realmente o desenvolvimento de um tipo de câncer.

Caso você apresente alguns dos sintomas citados acima, busque ajuda médica.

Nesse caso, é preciso abrir uma investigação mais precisa e realizar uma bateria de exames para verificar as origens do sintoma.

Mas lembre-se, ter um desses sintomas não significa que você tenha essa doença, pois outras doenças também podem estar relacionadas a esses sintomas.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1480678586543{margin-top: 30px !important;padding-top: 10px !important;padding-right: 15px !important;padding-bottom: 10px !important;background-color: #362532 !important;}”][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”2589″ img_size=”full” alignment=”center” css_animation=”left-to-right”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

BAIXE AGORA O MEU GUIA COMPLETO E SAIBA POR QUE VOCÊ DEVE PARAR DE COMER AÇÚCAR HOJE!!!

[/vc_column_text][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *