Como o Excesso De Peso Afeta a Sua Saúde
O excesso de peso e a obesidade podem causar muito mais do que só “uns quilinhos a mais”, afinal, ele é o causador de doenças graves, afeta a autoestima e prejudica o bem-estar.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde 2017, cerca de 775 milhões pessoas no mundo foram consideradas obesas, incluindo adultos, adolescentes e crianças.
Até o mês de julho de 2017, o Brasil ocupava a quarta posição no ranking dos países mais obesos no planeta.
Com esse problema evidente, aumenta a procura por academias, dietas e outras alternativas para perder peso, porém, muitas delas não são saudáveis e efetivas.
O que precisa ser do conhecimento de todos é que as pessoas que sofrem com o excesso de peso ou com a obesidade, têm mais chances de sofrerem com problemas do coração, diabetes, câncer e até mesmo depressão, por exemplo (1,2).
Nesse artigo você vai saber quais são os males que o excesso de peso pode acarretar para a saúde, e como mudar esse quadro.
Excesso de Peso e o Consumismo
A propaganda, os comerciais e o marketing em geral, que é feito agressivamente para promover comidas de fast-foods e comidas industrializadas é muito forte. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais o excesso de peso e a obesidade crescem cada vez mais.
Um estudo realizado pelo New England Journal of Medicine, mostrou que mais de 10% da população mundial hoje é obesa. E pior, desde 1980 a taxa de obesidade dobrou em 73 países, e que continuou crescendo com o passar dos anos.
Muitas companhias hoje vendem alimentos processados, industrializados, alimentos integrais, diet e zero açúcar como sendo saudáveis. Fast foods vendem seus produtos como sendo sinônimo de felicidade e de alegria, fazendo que o consumismo exacerbado cresça com essa indústria.
Além do mais, o marketing agressivo dessas companhias também aposta muito em propagandas voltadas para crianças, o que as faz com que elas desejem desde pequenas os produtos que fazem extremo mal à saúde e causam a obesidade . Como são pequenas e não tem consciência disso, é mais fácil dizer a elas que algo é bom ou ruim.
Excesso De Peso e as Doenças
Veja quais são as principais doenças que o excesso de peso e gordura pode acarretar a sua saúde.
1 – Câncer
A gordura acumulada em torno dos órgãos aumenta a produção de citocinas, além disso, aumenta o níveis de inflamação, e eleva os níveis de insulina. Quando esses níveis são elevados, a comunicação com outros hormônios diminuem, o que aumenta a chance do desenvolvimento de câncer.
Alguns pesquisadores, por exemplo, acreditam que a obesidade é uma das maiores causas de mortes por câncer, depois do cigarro. (2)
2 – Depressão
Por motivos de baixa autoestima e pouca aceitação do corpo, pessoas com excesso de peso ou obesos correm mais risco de sofrerem com a depressão, assim como outros distúrbios emocionais.
Além disso, a depressão dispara o gatilho para a pessoa comer em excesso (ou comerem pouco), com isso, aumenta as chances de distúrbios alimentares como a bulimina e a compulsão alimentar.
Ou seja, a pessoa come em excesso geralmente os alimentos errados, optando por comidas processadas, açucaradas e fast-foods, e isso acarreta em mais doenças e mais problemas de saúde.
Um estudo revelou que as pessoas com depressão têm 58% de chance de se tornarem obesos. Além disso, 55% dos obesos correm mais riscos de sofrer com a depressão (3).
É importante procurar um médico especialista se você notar que sofre com distúrbios emocionais ou alimentares. Busque a ajuda de pessoas próximas para conversar sobre o que está sentindo, também será de ajuda.
3 – Diabetes
O excesso de peso também pode causar a resistência à insulina, principalmente se a gordura for acumulada na região abdominal. Além do mais, o excesso de açúcar é uma das causas mais óbvias e evidentes da diabetes tipo 2.
Além desse, outro problema de saúde causado pelo excesso de peso e a má alimentação, é a síndrome metabólica; que possui relação com a resistência à insulina.
Por isso, o alto consumo de açúcar, produtos industrializados e processados, junto com o sedentarismo aumentam as chances do corpo desenvolver a diabetes tipo 2, além das doenças já citadas.
Por isso, é imprescindível cuidar da saúde, alimentar-se bem e praticar atividades físicas regularmente. Afinal, é sua saúde em jogo.
A perda de peso, a alimentação adequada e a melhora na saúde, também podem auxiliar que o seu corpo produza mais hormônios da felicidade, como a oxitocina, por exemplo.
O excesso de peso é mais que uma questão de estética, é uma questão de saúde.
Mas mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde, ajudar no emagrecimento e prevenir doenças. O estilo de vida e os hábitos alimentares também estão relacionados com o aumento de peso, e como eu disse, se você consome alimentos prejudiciais, vai prejudicar cada vez mais a sua saúde.
Por fim, para ajudar seu corpo a se restabelecer de dentro para fora assista a este vídeo.
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel