Extrato de própolis quais os benefícios e como usar?
O extrato de própolis é um produto ideal para inserir na sua rotina matinal de cuidados. E qualquer pessoa que busca saúde pode lançar mão desse fitoterápico!
O própolis basicamente é uma estrutura usada para impermeabilizar a colmeia. E diferente do que a maioria acredita, o própolis não é útil apenas para curar gripe. Os benefícios desse fitoterápico vão além do resfriado.
Para se ter ideia, o extrato de própolis possui efeitos anti inflamatório, antioxidante, melhora a função neurológica e a função imunológica e tem muitos outros benefícios!
Além disso, é usado também por pessoas que têm muita hipersensibilidade. Por fim, ele ajuda na melhora da compulsão alimentar.
Ele possui um bioativo chamado apigenina que ajuda muito a controlar aquela vontade doida de comer doce. Pode ser muito útil, inclusive, para diminuir a vontade por carboidratos à noite.
Os benefícios do extrato de própolis
Própolis é a cera que a abelha usa para limpar os alvéolos da colmeia. Ou seja, é uma resina de pólen, anti inflamatória e antibiótica que protege a colmeia.
Possui propriedade antioxidante muito forte, por isso, pode ser usado de maneira preventiva contra o câncer.
O extrato de própolis é antifúngico, antioxidante, bem como antimicrobiano. Além disso, é ainda antitumoral, antialérgica, anticâncer, antibacteriano, anti-inflamatório, proteção dentária e anti diabetes.
Dentre os efeitos metabólicos, o própolis regula a inflamação, ajuda na morte de células que estão problemáticas, induz a função mitocondrial das células, ou seja, gera mais energia.
Todas as doenças auto imunes, por exemplo, têm benefícios com o uso do própolis. Aliás, ele aumenta a imunidade de maneira brutal.
Fornece um suporte poderoso para as defesas imunológicas e auxilia na função imunológica equilibrada. É um ótimo suplemento para a resistência imunológica e a recuperação de males comuns do inverno.
Oferece comprovada atividade antioxidante para a saúde e proteção celular. O suporte antioxidante é especialmente importante para atletas, saúde do fígado e envelhecimento saudável.
Os poderosos benefícios imunológicos e antioxidantes da Própolis fornecem amplo suporte no corpo para a saúde e o bem-estar geral.
Tomar própolis melhora o controle do açúcar no sangue em uma pequena quantidade em pessoas com diabetes (1).
Por fim, outro ponto muito relevante nas pesquisas é a ação do própolis como enxaguante bucal. Enxaguar a boca com enxágue bucal de própolis ajuda a curar feridas causadas por remédios para câncer ou dentaduras, por exemplo.
Como comprar?
Não é com qualquer extrato de própolis que você vai conseguir todos esses benefícios.
Existem dois tipos de composição do própolis, o alcoólico e o aquoso. Geralmente, o etanol é o melhor solvente para a preparação da própolis. Outros solventes como éter etílico, água, metanol e clorofórmio, por exemplo, também são usados para extração e identificação de compostos de própolis.
O método de extração determina quais fotoquímicos estão presentes na solução. Eu uso o alcoólico, mas em caso de gestante ou lactante o aquoso também é útil.
No rótulo do própolis tem uma informação muito importante que você precisa considerar que é o pv – peso volume.
Então se tiver 15% pv, por exemplo, significa que cerca de 15% daquele volume é o extrato da própolis presente naquela solução. Por isso, o ideal é comprar o própolis em que a concentração é igual ou maior que 15%.
Quanto à cor, vai depender da origem do extrato de própolis. O verde, vermelho e marrom, por exemplo, são facilmente encontrados aqui no Brasil.
Como consumir extrato de própolis?
A maioria das pesquisas mostra que a aplicação de uma pomada ou creme contendo 0,5% a 3% de própolis cinco vezes ao dia ajuda o herpes labial a cicatrizar mais rapidamente e reduz a dor (2).
A partir de dois anos de idade as crianças já podem usar tanto o própolis, quanto o mel.
É muito comum, consumir algumas gotas de extrato de própolis em um copo com água, limão, e até cúrcuma. Porém, quando você faz essa mistura acaba perdendo parte da concentração do própolis. Pois, geralmente algumas partículas ficam presas no copo.
Sabendo disso, o ideal é pingar, com um conta gotas, o própolis já direto na boca. Ou tomar com a ajuda de uma colher. O sabor será bem mais forte, porém, será ainda mais benéfico.
Logo pela manhã, você já pode consumir o própolis e ele não quebra o jejum. A partir de 10 gotas de própolis você já terá benefícios.
Como existe uma variedade de opções no mercado, você pode mesclar entre o própolis marrom, verde e vermelho a cada três meses, por exemplo. O importante é consumir um que tenha concentração maior que 15%.
Ele não quebra o jejum, por isso pode consumir em jejum. A partir de 10 gotas de extrato de própolis você já tem benefícios. Além disso, você pode mesclar entre o própolis marrom, verde e vermelho a cada três meses.
Usando no dia a dia, 10 a 20 gotas de manhã já será muito benéfico. Agora, se você estiver gripado ou resfriado, tome 10 gotas 3 vezes ao dia.
Nesse vídeo, passo mais informações sobre o que você deve fazer para cuidar do resfriado.
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.
Achei o artigo bakana!