close
Fitness

Falta de Consistência: Como Impede o Emagrecimento

Dr Juliano Pimentel

Conseguir emagrecer requer muita perseverança e força de vontade, praticando atividades físicas e fazendo a reeducação alimentar; mas sem persistência para atingir as metas de uma vida mais saudável, vai ser como um pesadelo. É por isso que a falta de consistência é um dos principais motivos para não conseguir emagrecer.

A falta de vontade e de motivação pode prejudicar e muito esse processo. E a explicação é lógica. Você não consegue estabelecer metas e lutar por elas se não estiver entusiasmado em ver os resultados.

Nesse artigo eu vou mostrar como a falta de consistência é perigosa, e prejudica a perda de peso.

Não deixe de ler e compartilhar.

Falta de Consistência

Falta de Consistência: Pratique atividades regularmente. Imagem: (Divulgação)

Você precisa focar nesse objetivo, se não a força de vontade se dissipa para outras coisas. A falta de consistência ocorre, principalmente, pelo fato de desejar perder peso rapidamente.

Pois, se você não consegue se mover e organizar a sua dieta, não conseguirá ver resultados, o que manterá o desânimo (1).

É diante dessa busca em tentar emagrecer de forma rápida, que surge os efeitos negativos e a falta de consistência, o que não garante resultados.

Entretanto, afinar o corpo em pouco tempo sem a prática de exercícios pode levar à perda de massa muscular em vez de gordura, trazendo riscos para a saúde.

Isso porque para perder peso muitos começam a procurar recursos arriscados, como o consumo de medicamentos e dietas perigosas e restritivas. O mais seguro é ganhar músculos e perder gordura, é através de uma dieta regular e a prática de exercícios físicos.

A falta de consistência também leva a sérios problemas de saúde, como o de coluna. Pois de forma errada, o emagrecimento leva a uma flacidez muscular que se instala de forma generalizada no organismo (2).

A prática de atividade física é uma aliada, mas é preciso cautela para evitar exageros, sobrecarga e consequentemente exaustão muscular, prejudicando a saúde e o emagrecimento.

Sem motivação

A falta de consistência surge de diversos fatores, entre eles (3):

– Baixa estima;

Ansiedade para ver resultados;

Falta de tempo;

– Não ter apoio;

– Se sentir excluído da roda de amigos, por ter uma alimentação diferenciada.

Então, a primeira dica é manter esses fatores distantes da sua rotina.

O problema começa com pensamentos negativos do tipo “Eu não vou conseguir”, “Eu não sou capaz”, “Isso é muito difícil para mim”, “Não consigo ver resultados”, dentre outras. Dessa maneira, tornar o processo algo motivador fica ainda mais difícil.

Mas isso não significa que você precisa mudar o foco, ou precise tentar uma nova estratégia.

Pelo contrário, o que você precisa é apenas saber persistir nos momentos ruins. Mesmo quando pareça que seu progresso é lento. Mesmo quando você fizer algo que dê a impressão que estragou tudo.

Você pode, por exemplo, recorrer aos elementos da motivação (4):

1- Motivação externa

Busque ficar próximo de pessoas ou coisas que te ajudam a manter a motivação acesa. Por exemplo, fiquei perto daquela amiga que te incentiva e vai junto com você para academia. Fique próximo a pessoas que te motivam e te inspiram.

2- Motivação interna

A motivação interna depende apenas de você. Se inspire em fazer aquilo que é realmente importante para você. Por exemplo, se caminhar ao ar livre de motiva mais do que a esteira da academia, então caminhe sempre ao ar livre. E lembrar-se dos motivos para perder peso.

Atitudes

Algumas atitudes simples podem manter o corpo longe da falta de consistência e garantir sucesso no programa de emagrecimento. Confira:

1- Tome uma decisão

 Não fique ensaiando mudar os hábitos alimentares e o sedentarismo. Coloque em prática os seus objetivos e busque orientação médica antes de começar uma reeducação alimentar (5).

2- Foco

 É preciso focar no resultado. Pense no quanto você vai ganhar com isso, ao invés de pensar no que vai perder. Ao adotar hábitos saudáveis de alimentação, não se apavore imaginando como viver sem pastéis, batatas fritas ou brigadeiros. Pense na saúde e no bem-estar que você vai ganhar.

3- Não se culpe

 Se você comeu mais do que pretendia em sua última refeição, na próxima refeição, em vez optar por besteiras, coma mais alimentos ricos em proteínas. Não conseguiu treinar tanto quanto você queria? Experimente em um treino de 10 minutos e lembre-se de fazer mais da próxima vez que puder.

4- Altere as opções

 Quando os resultados não aparecerem da forma como esperada, comece a mudar as opções. Ou seja, se caminhar não está resolvendo, tente correr o mesmo tempo para talvez alcançar os objetivos. Se uma dieta não está sendo suficiente, converse com a seu médico e nutricionista e mude.

5 Comemore a vitória

 Em cada etapa vencida, é importante você comemorar, bem como a cada Kg perdido. Essa comemoração também funciona com combustível de motivação para enfrentar as próximas etapas e conseguir chegar ao objetivo final, com consistência.

Em resumo, para manter a consistência para emagrecer é preciso ter força de vontade, e para ter força de vontade é preciso ter foco para fazer o que é preciso; ou seja, conciliar alimentação com hábitos saudáveis até que seus costumem tenham mudado para te manter longe da falta de consistência.

E pensando em ajudar você que deseja e precisa ter uma vida mais saudável, e com isso perder peso de forma efetiva, preparei uma surpresa.

Trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde de todos!

Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz, cuidando do corpo de dentro para fora!

Eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar na sua vida.

Tenha Acesso Aos Bônus Exclusivos.

Clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoalimentos ricos em proteínasatividades físicasconsistênciadestaquedr. juliano pimentelemagreceremagrecimentoexercícios físicosfalta de tempofocoforça de vontadeganhar músculosmetasobjetivoperda de massa muscularreeducação alimentarsaúde

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta