Glúten Faz Mal à Saúde? Vilão ou Mocinho?
Especialistas afirma que existem “ perigos em cortar o glúten”, afirmando que a dieta sem glúten está ligada à várias doenças. Quem me conhece, sabe que eu sou contra o consumo dessa proteína e que sou celíaco; por isso, sinto a necessidade de explicar melhor essas novas informações que estão circulando. E talvez você se pergunte: Será que o glúten faz mal para a saúde mesmo, ou é um mito?
Eu sempre uso como referência o estado da minha saúde após cortar o glúten da minha alimentação, e as afirmações de especialistas.
Não deixe de ler e compartilhar.
Glúten Faz Mal ou Faz Bem?
Notícias recentes dizem que retirar o glúten do cardápio virou moda, e a dieta passou a ser adotada não só por quem é celíaco.
Dizem também que essa dieta aumenta o risco de exposição a componentes químicos que podem causar doenças cardiovasculares, câncer e efeitos neurológicos, como arsênio.
Essas notícias não estão necessariamente erradas, mas são difundidas de maneira errada, pois dá a impressão de que retirar o glúten da alimentação foi o problema (não é essa a verdade).
O problema é que quando a dieta sem glúten virou “moda”, muitos falaram que era preciso retirar essa proteína da alimentação, mas não explicaram o próximo passo.
É aí que acontece o erro, muitos retiram o glúten da dieta, mas o substituem pelo excesso de outras farinhas e alimentos prontos e processados, motivados pela praticidade e pela rotina corrida do dia a dia que “pede” alimentos rápidos.
Gente, essa não é a solução! É claro que você vai continuar doente.
Quem me segue já sabe os malefícios das comidas industrializadas e processadas. Esses “alimentos” podem até ser práticos, mas a maioria possui grandes quantidades de açúcar e conservantes, o que traz prejuízos a sua saúde (1).
O maior dos problemas dos industrializados são os aditivos que eles trazem em sua composição, como acidulantes, adoçantes e os aromatizantes que ressaltam o sabor e o cheiro, além de esconder o gosto ruim de outras substâncias químicas presentes.
Os efeitos colaterais de tanta química, podem causar a descalcificação de dentes e ossos. Afetam as funções gastrointestinais, aumenta o nível de colesterol no sangue, entre tantos outros sintomas (2).
Já a contaminação por arsênio acontece pelo consumo de arroz. Arroz e alimentos à base de arroz são a maior fonte de arsênio inorgânico dentre diversas culturas, que é a forma mais tóxica.
Ou seja, o problema não foi retirar o glúten da alimentação, e sim os alimentos que foram usados para substituir.
Deixo aqui, mais uma vez, a dica: substitua o glúten por alimentos de verdade. Além desses prejuízos para a saúde, inclui: transtornos cerebrais, problemas de pele e o desenvolvimento de doenças autoimunes.
Malefícios do glúten para a saúde
Entenda uma coisa, nenhum humano consegue digerir glúten. Estudos mostram que o glúten pode causar efeitos adversos, mesmo em pessoas que não têm sensibilidade ao glúten.
Em um desses estudos, 34 indivíduos com Síndrome do Intestino Irritável fizeram uma dieta sem glúten, e outra com glúten.
O grupo na dieta contendo glúten apresentou mais dor, inchaço, inconsistência de fezes e fadiga em comparação ao outro grupo (3).
Há também estudos que mostram que o glúten pode causar inflamação no intestino e um revestimento intestinal degenerado, mesmo em pessoas saudáveis (4, 5).
O glúten também pode ter efeitos negativos sobre a barreira do intestino, permitindo que substâncias indesejadas “escapem” através da corrente sanguínea (6, 7, 8, 9).
Embora isso precise ser estudado muito mais, parece muito claro que a maioria das pessoas reagem negativamente ao glúten (10).
Outro problema relacionado ao glúten envolve o perigo da obesidade, as lectinas presentes nele causam as inflamações e podem se unir ao revestimento intestinal, aumentando as chances de obesidade e prejudicando o bom funcionamento do seu metabolismo.
Ele também pode prejudicar a capacidade do seu organismo em absorver os nutrientes dos alimentos, ou seja, você consumindo um alimento com glúten, absorve os carboidratos vazios. Isso também afeta a sua capacidade de perder peso.
Alimentos que Contém Glúten
Veja a seguir uma lista com os principais alimentos que contêm glúten em sua composição:
- Trigo;
- Centeio;
- Espelta;
- Cevada;
- Sêmola;
- Pão, torrada, bolacha, biscoito, massas, bolos e pizzas;
- Cerveja;
- Salgadinhos;
- Gérmen de trigo, triguilho, sêmola de trigo;
- Ketchup, maionese, shoyo;
- Salsicha;
- Temperos industrializados;
- Cereais, barrinha de cereais, xaropes;
- Molhos;
- Alguns remédios.
Busque cortar esses alimentos da sua dieta.
Como Substituir o Glúten?
Há uma abundância de alimentos saudáveis e nutritivos que são naturalmente sem glúten.
- Carnes: frango, carne de vaca, cordeiro, etc;
- Peixes e frutos do mar: salmão, truta, camarão, etc;
- Ovos;
- kefir e outros derivados
- Legumes: brócolis, couves, cenoura, cebola, etc;
- Frutas: maçãs, abacates, bananas, laranjas, peras, morangos, etc;
- Leguminosas: lentilhas, amendoim, etc;
- Nozes: amêndoas, nozes, macadâmias, etc.
- Tubérculos: batata-doce
- Gorduras saudáveis: azeite, abacate, manteiga, óleo de coco;
- Ervas, especiarias e condimentos: alho, pimenta, vinagre, cúrcuma e etc;
- Grãos sem glúten: quinoa, amaranto, sorgo
- Chocolate amargo.
- Sementes: chia, romã, linho, semente de abóbora, semente de girassol;
IMPORTANTE: Evite alimentos processados e açucarados.
Sim, o glúten faz mal para a saúde e a melhor opção é sempre os alimentos de verdade, carnes, legumes, frutas e gorduras saudáveis. Para esclarecer de vez esse assunto e para te ajudar a fazer uma reeducação alimentar.
Eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer uma transformação alimentar livre de glúten, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar.
Tenha acesso aos Bônus Exclusivos!!
Clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:
VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.
Parabéns ótima matéria