Lichia – Benefícios e Propriedades Para Saúde
Litchi chinensis é o nome científico da Lichia, que também conhecida como lichee, e é uma pequena fruta tropical da família soapberry.
A fruta é uma boa fonte de várias vitaminas, minerais e antioxidantes saudáveis.
Entre os benefícios desta fruta estão a capacidade para ajudar na perda de peso, proteger a pele, aumentar a imunidade do sistema, prevenir o câncer (1,2).
Além de melhorar a digestão, construir fortes ossos, diminuir a pressão do sangue, defender o organismo contra vírus e melhorar circulação (3).
Conheças as propriedades presentes neste pequeno fruto que oferecem grandes benefícios para a saúde.
Não deixe de ler e compartilhar!
Componentes nutricionais
As lichias são compostas principalmente por água (82%) e carboidratos (16,5%) (4).
Além da água, as lichias são compostas principalmente de carboidratos.
Uma única lichia (fresca ou seca) contém 1,5-1,7 gramas de carboidratos (5).
A maioria dos carboidratos em lichia vem de açúcares, que são responsáveis por seu sabor doce. Eles são relativamente baixos em fibra.
As lichias são uma fonte decente de várias vitaminas e minerais, especialmente a vitamina C.
Vitamina C – A vitamina mais abundante nas lichias. Uma lichia fornece cerca de 8% da ingestão diária recomendada de vitamina C (6).
Cobre: Lichias são uma fonte decente de cobre. Ingestão inadequada de cobre pode ter efeitos adversos na saúde do coração (7).
Potássio: Um nutriente essencial que pode melhorar a saúde do coração quando ingerido em quantidades suficientes (8).
As lichias são uma boa fonte de vários compostos vegetais antioxidantes .
De fato, eles relataram conter níveis mais altos de polifenóis antioxidantes do que vários outros frutos comuns (9).
Esses incluem:
Epicatequina – Um antioxidante que pode melhorar a saúde do coração e reduzir o risco de câncer e diabetes (10,11).
Rutina – Um poderoso antioxidante. Estudos indicam que pode ajudar a proteger contra doenças crônicas, como câncer, diabetes e doenças cardíacas (12,13).
Benefícios para a saúde da lichia
Além de ajudar você a melhorar sua aparência, a lichia também ajuda no tratamento de problemas digestivos , aumento da circulação sanguínea, prevenção do câncer e muito mais.
Auxilia na digestão
A quantidade significativa de fibra dietética em lichia, como na maioria das frutas e legumes, ajuda a adicionar volume às suas fezes e aumenta a sua saúde digestiva.
Isso ajuda os movimentos intestinais a percorrer o trato digestivo suavemente, e a fibra também estimula o movimento peristáltico dos músculos lisos do intestino delgado, aumentando a velocidade de passagem dos alimentos (14,15).
Também estimula os sucos gástrico e digestivo, de modo que a absorção de nutrientes é eficiente. Isso pode reduzir a constipação e outros distúrbios gastrointestinais.
Previne o câncer
Os compostos polifenólicos e proantocianidinas encontrados na lichia são realmente ainda mais poderosos do que a vitamina C na neutralização dos radicais livres e na proteção do corpo de várias doenças e aflições.
Os radicais livres, por exemplo, são os subprodutos nocivos do metabolismo celular. E podem causar câncer, doenças cardíacas, distúrbios cognitivos e envelhecimento prematuro, entre muitas outras condições indesejáveis (16) .
A lichia é uma fonte rica desses compostos orgânicos, por isso pode ser consumida como uma medida preventiva eficaz de vários tipos de câncer.
Aumenta a imunidade
Talvez o nutriente mais significativo da lichia seja a vitamina C. E essa fruta tem mais de 100% da necessidade diária de ácido ascórbico em uma única porção.
Isso significa que o sistema imunológico recebe um grande impulso, já que a vitamina C é um dos principais compostos antioxidantes e é conhecida por estimular a atividade das células brancas do sangue, que são a principal linha defensiva do sistema imunológico do seu corpo (17).
Previne contra vírus
As proantocianidinas na lichia foram estudadas extensivamente e também demonstraram capacidades antivirais.
O Litchitannin A2, um composto encontrado na lichia, está intimamente ligado à prevenção da disseminação ou surto de vírus, incluindo o vírus herpes simplex e o vírus coxsackiev.
Melhora a circulação sanguínea
O cobre é outro mineral essencial encontrado em quantidades consideráveis de lichia. E embora o ferro seja mais comumente associado a células vermelhas do sangue, o cobre também é parte integrante da formação de eritrócitos.
Portanto, o teor de cobre na lichia pode aumentar a circulação sanguínea e aumentar a oxigenação dos órgãos e células.
Controla a pressão arterial
A lichia tem uma grande quantidade de potássio, o que significa que ela pode ajudar seu corpo a manter um equilíbrio de fluidos, também é baixo em sódio, o que ajuda também.
O equilíbrio hídrico é parte integrante não só das funções metabólicas, mas também da hipertensão (18).
O potássio é considerado um vasodilatador. Ou seja, reduz a constrição dos vasos sanguíneos e das artérias, diminuindo assim o stress no sistema cardiovascular.
Além do mais, os níveis de potássio são quase três vezes maiores em lichia seca do que em lichia fresca.
Saúde Mitocondrial
A polpa de lichia contém grandes quantidades de compostos fenólicos e exibe atividades antioxidantes.
Em um estudo, por exemplo, os fenólicos da polpa de lichia protegem contra a lesão hepática induzida por estresse. Modulando a disfunção mitocondrial.
Os pesquisadores concluíram que, a polpa de lichia pode ser um biofator funcional para suavizar o estresse oxidativo (19).
Previne a gripe
Este poderoso composto fenólico encontrado na lichia tem sido conectado a vários benefícios importantes para a saúde, incluindo atividade antigripal.
Além do mais, melhora na circulação sanguínea, redução de peso e proteção da pele contra raios UV prejudiciais quando expostos ao sol.
Ela também demonstra capacidades antioxidantes consideráveis. Assim como o ácido ascórbico e outras proantocianidinas na lichia (20,21).
Como as lichias são uma fonte muito boa de açúcares, os diabéticos devem tomar cuidado ao comer lichias, pois isso pode desequilibrar os níveis de açúcar no sangue.
Além disso, as lichias são consideradas alimentos quentes, o que significa que às vezes podem desequilibrar os níveis de nutrientes do corpo.
O consumo excessivo de lichia pode resultar em membranas irritadas, nariz sangrando, febre ou dor de garganta.
No entanto, em quantidades normais, não há riscos inerentes à saúde.
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.