close
Metabolismo

10 Benefícios do Zinco Para Saúde que Vão Surpreender

Zinco é um mineral extremamente importante e útil para o bom funcionamento do seu corpo. Conheça agora os benefícios do zinco para a saúde.

O zinco é considerado um remédio natural e eficaz, os seus benefícios vão desde o combate ao resfriado a prevenção do câncer. (1).

Não deixe de ler e compartilhar!!

Zinco e os Benefícios:

1-Aumenta a Imunidade

Benefícios do Zinco: Aumenta a Imunidade
Benefícios do Zinco: Aumenta a Imunidade

O zinco é muito usado para no combate a resfriados e nos seus sintomas.

Quando ele é consumido por pelo menos 5 meses pode reduzir as chances de infecção pelo vírus da gripe.

E caso da infecção pelo vírus da gripe já estar estabelecida no organismo, a administração do zinco por um médico pode reduzir os seus sintomas (2).

O zinco pode interferir no processo de infecção da gripe, de acordo com pesquisas na área da saúde (3).

2- Poderoso Antioxidante

Ele é um agente anti-inflamatório e antioxidante eficaz.

O zinco ajuda a combater o estresse oxidativo e a diminuir as chances do desenvolvimento do câncer.

Testes feitos em paciente idosos se mostraram eficazes em evitar a mutação de células cancerígenas e o crescimento do tumor de desnutrição (4).

3-Equilíbrio Hormonal

Benefícios do Zinco: Equilíbrio Hormonal

O zinco é considerado benéfico para a saúde e a fertilidade por desempenhar um papel importante na produção de hormônios, incluindo no aumento natural da testosterona.

Que é importante para homens e mulheres. Ele afeta os hormônios sexuais femininos e está envolvido na produção e  liberação dos óvulos.

O zinco é essencial para a produção de estrogênio e progesterona nas mulheres, hormônios indispensáveis para a saúde reprodutiva.

Níveis muito elevados ou muito baixos desses hormônios podem ser perigosos para a saúde.

O resultado pode ser o surgimento de problemas de saúde como: menstruação irregular, mudanças de humor, menopausa precoce, infertilidade e talvez o risco de certos tipos de câncer.

Esse faz parte de um dos benefícios do zinco para a saúde.

4- Combate a Diabetes

Benefícios do Zinco: Previne a Diabetes
Benefícios do Zinco: Previne a Diabetes

O zinco essencial para equilibrar a maioria dos hormônios, assim como ocorre com a insulina, que é o principal hormônio envolvido na regulação do açúcar no sangue.

Esse metal se liga á insulina para que ela seja armazenada de forma correta no pâncreas e liberada quando a glicose entra na corrente sanguínea.

O zinco é responsável pelo processo de utilização adequada de enzimas digestivas.

No processo digestivo a insulina se liga ás células para que a glicose seja usada como combustível para o corpo, em vez de ser armazenada como gordura.

5-Saúde do Coração

Benefícios do Zinco: Saúde do Coração
Benefícios do Zinco: Saúde do Coração

O zinco é necessário para manter a saúde cardiovascular.

Ele também é responsável por reduzir a inflamação e o estresse oxidativo.

O endotélio, a fina camada de células que revestem os vasos sanguíneos, depende parcialmente do zinco para manter as suas funções.

É necessário uma quantidade certa de zinco no organismo para auxiliar na manutenção do endotélio.

A circulação saudável do sangue também depende do zinco presente no corpo, já que ele auxilia de forma natural o controle da pressão arterial e a manter baixo os níveis de colesterol das artérias obstruídas ou danificadas.

6-Previne a Diarreia

A deficiência em zinco está relacionada a problemas digestivos crônicos e as doenças diarreias. O uso de suplementos de zinco mostraram serem eficazes no combate a diarreia.

7-Saúde do Fígado

O zinco pode auxiliar na limpeza do fígado, por diminuir a inflamação no fígado, reduzir os danos dos radicais livres, auxiliar na absorção de nutrientes e na eliminação de resíduos de forma adequada.

A produção de radicais livres pelo nosso organismo é natural,  o corpo produz como subproduto de reações celulares, metabolismo de alimentos, respiração e outras funções vitais.

Esses radicais livres são produzidos e usados pelo fígado para realizar a desintoxicação do organismo, enquanto os glóbulos brancos enviam radicais livres para destruir bactérias, vírus e células danificadas (7).

Manter a saúde do fígado para que ele continue exercendo as suas funções normalmente é de extrema importância.

Se a gordura no fígado preocupa você, tenho o artigo certo para você: Gordura no Fígado: causas, sintomas e tratamento

8-Auxílio no Crescimento Muscular

Benefícios do Zinco: Auxilia o Crescimento Muscular

O zinco é responsável pela reparação muscular e o crescimento.

Isso ajuda o organismo a se restabelecer e a manter a força no sistema muscular e esquelético.

Ele também auxilia na liberação da testosterona, o hormônio do crescimento e na IGF-1 (Fator de Crescimento Insulina-1).

Eles são responsáveis pelo crescimento da massa muscular e por manter o metabolismo saudável (8).

O zinco é benéfico para a massa muscular também por ajudar a aumentar a quantidade de testosterona que o corpo é capaz de produzir após os exercícios.

Principalmente nos treinos de peso e exercícios de HIIT (Treino de Intervalo de Alta Intensidade).

9-Absorção de Nutrientes e Digestão

O zinco está envolvido na degradação de carboidratos dos alimentos, que é uma das principais fontes de energia do organismo.

O consumo adequado de zinco favorece o mantenimento do bom metabolismo e da energia necessária para o dia.

A falta de zinco pode causar baixos níveis de energia e contribuir para o surgimento da fadiga adrenal ou crônica.

10- Crescimento e Reparação Capilar

O zinco também é essencial para manter o crescimento capilar saudável e na reparação do tecido capilar.

Ele também é responsável por ajudar a manter o bom funcionamento do equilíbrio das glândulas de óleo em volta dos folículos capilares.

A perda de cabelo é um sintoma comum associado a deficiência de zinco no organismo (9,10,11,12).

Mas o importante é manter o nível correto de zinco no organismo, pois o seu excesso também pode provocar a perde de cabelo. A alimentação balanceada com alimentos naturais e de verdade traz os benefícios do zinco para a saúde e para que o seu organismo funcione adequadamente.

A terra produz exatamente aquilo que precisamos para manter a boa saúde e a qualidade de vida. Manter o consumo equilibrado dos alimentos também é importante, pois tudo o que é consumido em exagero prejudica a saúde.

Não deixe de consultar um médico.

Mas se você quer mesmo melhorar o seu metabolismo, saúde e qualidade de vida, eu tenho um convite especial! Conheça o meu e-book:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Clique na imagem abaixo e adquira agora para transformar a sua vida! Dicas sobre alimentação saudável, bônus exclusivos, qualidade de vida e muito mais!!

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : anti-inflamatórioantioxidantebenefíciosbenefícios do zincocâncercardiovascularcrescimento capilardr. juliano pimentelendotélioestrogênio e progesteronafadiga adrenalfertilidademassa muscularmetabolismomineralos benefícios do zinco para a saúderadicais livressaúdeZinco

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta