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Metabolismo

Magnésio e Os Seus Incríveis Benefícios

O magnésio é um mineral essencial para a saúde. Está envolvido em centenas de reações bioquímicas importantes.

Ele está presente em grande quantidade no organismo, e faz parte da composição natural de muitos alimentos. Presente também tem suplementos dietéticos, e em alguns remédios como laxantes e antiácidos.

Conheça agora quais são os seus incríveis benefícios.

Não deixe de ler e compartilhar!!

Magnésio e os Incríveis Benefícios

1- Equilibra o Humor

Incrível Benefício do Magnésio: Equilibra o Humor
Magnésio: Equilibra o Humor. Imagem: (Divulgação)

Ele exerce um papel importante para a manutenção do humor e das funções cerebrais equilibradas (1,2).

Em uma pesquisa realizada em mais de 8,8 mil pessoas foi descoberto que os indivíduos com idade inferior a 65 anos e que mantinham um consumo baixo de magnésio, tinham 22% de chances de desenvolver a depressão (3).

Incluindo o magnésio no tratamento pode auxiliar na rápida recuperação da depressão e auxiliar na redução dos seus sintomas (6,7).

2- Ajuda na Digestão

Ele relaxa a musculatura do trato digestivo, o que inclui a parede intestinal que controla a nossa capacidade de eliminar as fezes.

O mineral ajuda a neutralizar o ácido do estômago e a mover as fezes no intestino.

O Instituto Nacional de Saúde e Nutrição em Tóquio (8) estudou os efeitos da ingestão do magnésio na dieta de 3.800 mulheres; a baixa ingestão do mineral está associada ao aumento da constipação feminina (9).

A ingestão correta do magnésio não deve causar diarreias ou desconfortos digestivos, e sim o equilíbrio intestinal.

3-Alivia Dores Musculares e Espasmos

Esse mineral possui um papel muito importante nos sinais neuromusculares e nas contrações musculares.

Os espasmos por exemplo, podem ser o resultado de uma alimentação pobre em magnésio.

Ele ajuda os músculos a relaxarem e a contraírem, ajudando na movimentação dos músculos (10).

O magnésio também equilibra o cálcio no seu corpo.

Quantidade excessiva de cálcio pode causar problemas de saúde como: dificuldades no controle muscular (incluindo o do coração).

Também pode gerar dores musculares intensas como cólicas, contrações e fraqueza.

4-Regula os Níveis de Cálcio, Potássio e Sódio

Junto com outro componentes, o magnésio regula diversas reações bioquímicas no seu organismo.

Como por exemplo, no transporte ativo de íons de cálcio e potássio através de membranas celulares.

Esse processo torna vital a presença do magnésio para ações como: conduções de impulso nervoso, contrações musculares, ritmos cardíacos regulares e saudáveis.

Esse faz parte de um dos incríveis benefícios do magnésio para o organismo.

Ele também é vital para a síntese do DNA, RNA e do antioxidante glutationa (GSH)a glutationa que é um antioxidante extremamente importante (11). 

5-Saúde do Coração

Um dos incríveis está na importância de cuidar da saúde do coração.

Boa parte do magnésio presente no organismo está no coração, mais especificamente dentro do ventrículo esquerdo do coração (12).

Junto com o cálcio, o magnésio trabalha para suportar os níveis oscilantes de pressão arterial e em prevenir a hipertensão.

Sem a quantidade equilibrada de magnésio no organismo para agir com outros minerais como o cálcio, um ataque cardíaco seria iminente.

Isso pode acontecer devido aos espasmos musculares graves.

6-Previne a Osteoporose

Magnésio: Saúde dos Ossos. Imagem: (Divulgação)

Esse mineral também está presente em grande escala nos ossos devido aos seus muitos benefícios e importância para manter a saúde óssea.

Ele é essencial na formação óssea adequada e também em influenciar as atividades dos osteoblastos e os osteoclastos.

Responsáveis por construir uma densidade óssea saudável.

Desempenha um papel vital no equilíbrio de concentração sanguínea de vitamina D, que é um importante regulador da homeostase óssea.

De acordo com vários estudos, uma maior ingestão do magnésio está co-relacionada com o aumento da densidade mineral óssea, para ambos os sexos (13).

7-Reduz a Resistência a Insulina

Essa doença é uma das principais causas da síndrome metabólica e da diabetes tipo 2.

Isso ocorre quando existe uma incapacidade das células musculares e hepáticas para absorver adequadamente o açúcar na corrente sanguínea.

O magnésio é essencial nesse processo (14).

Os altos níveis de insulina que acompanham a resistência a insulina eliminam o magnésio através da urina, reduzindo os níveis do mineral que já estão baixos (15).

8- Reduz os Efeitos da Enxaqueca

Incríveis Benefícios do Magnésio: Reduz os Sintomas da Enxaqueca
Magnésio: Reduz os Sintomas da Enxaqueca. Imagem: (Divulgação)

Pessoas que sofrem de enxaqueca podem sofrer de náuseas, vômitos, sensibilidade a luz e outras situações debilitantes e desconfortáveis.

Alguns estudos sugerem que as pessoas que sofrem de enxaqueca, podem ser propensas a deficiência de magnésio no organismo (16).

Uma alimentação balanceada com o magnésio pode auxiliar na redução dos sintomas da enxaqueca (17)

9-Efeito Anti-inflamatórios

A baixa ingestão desse mineral está associada a doenças inflamatórias crônicas, que são carro-chefe para doenças como obesidade, envelhecimento e doenças crônicas (18,19).

Alimentos com alto teor de magnésio podem interromper inflamações.

10-Eficaz Contra Diabetes Tipo 2

Ele também tem efeitos benéficos contra a diabetes tipo 2.

Estudos sugerem que pacientes com diabetes tipo 2 possuem baixo índice do mineral no organismo, podendo prejudicar a capacidade da insulina manter os níveis de açúcar no sangue sob controle (20,21)

Existem também o risco de pessoas que consomem pouco desse mineral desenvolverem a diabetes (22).

Também foi encontrado uma melhora significativa em diabéticos com os níveis de açúcar no sangue e os níveis de hemoglobina A1c (23).

Outros Benefícios

Ele também traz outros benefícios como:

  • Problemas de insônia
  • Controle da ansiedade
  • Auxílio contra a fadiga (24)
  • Melhora os sintomas da síndrome pré-menstrual (PMS)

Alimentos Ricos em Magnésio

Magnésio e os Alimentos ricos nesse mineral: Brócolis. Imagem: (Divulgação)

Você encontra um alto teor desse importante mineral em muitos alimentos naturais e saborosos como por exemplo: sementes de abóbora, caju, cavala, abacate, salmão, quinoa, acelga, chocolate amargo, amêndoas, banana, brócolis, couve de Bruxelas.

A falta da quantidade correta no organismo pode trazer inúmeros problemas a saúde. Por isso uma alimentação balanceada e equilibrada é a melhor forma de melhorar a saúde.

Existem formas de ter uma alimentação de verdade.

Exageros também são prejudiciais, seja equilibrado na hora de escolher a quantidade dos alimentos.

E não deixe de consultar o médico.

Mas mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais como aqueles ricos em magnésio, não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças.

Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Esse é o momento de transformar a sua saúde de forma efetiva!

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.