Psyllium: Aliado do Seu Emagrecimento Neste Verão
Você conhece psyllium? Esse alimento natural pode ajudar o seu organismo de muitas formas, e uma delas inclui o emagrecimento saudável. E como eu sempre trago dicas de alimentação e emagrecimento, que beneficiam você e a sua família. Hoje vou falar sobre o que é psyllium, e os benefícios do consumo para a perda de peso e a saúde.
Quem me segue sabe que eu alerto sobre os perigos de dietas e alimentos que prejudicam o organismo. Nenhum alimento age sozinho para perder peso, e o mesmo acontece para quem for consumir psyllium.
Então se você deseja mesmo perder gordura e prevenir doenças, precisa iniciar uma reeducação alimentar, praticar atividades físicas regularmente, e buscar um estilo de vida saudável.
Venha conhecer nesse artigo, o que é psyllium e como ela ajuda no emagrecimento.
Não deixe de ler e compartilhar!
Psyllium
Psyllium ainda não é muito conhecida pela maioria das pessoas, mas pode ajudar a cuidar muito bem da sua saúde. Psyllium é uma fibra solúvel derivada de uma planta, a Plantago Ovata.
Essa planta pode produzir até 15 mil sementes. Com ela e a sua casaca são produzidas as fibras de psyllium.
Pesquisas apontam que essas fibras podem ser usadas como laxante; para diminuir o mau colesterol, estabilizar o açúcar no sangue, e diminuir os riscos de doença cardíaca.
Outro grande benefício inclui a perda de peso e a manutenção do peso saudável.
De acordo com pesquisas, o psyllium ajuda no emagrecimento por controlar o apetite. Sentindo menos fome, consequentemente a pessoa come menos, e isso previne o aumento de peso.
Outro fator é que o alto teor de fibra solúvel, conhecida como mucilagem é convertida em gel quando exposta em água. Ao ser ingerida, a fibra de psyllium absorve a água, suaviza as fezes, ajuda na evacuação das fezes e na limpeza do cólon; evitando também o temido inchaço abdominal.
Como eu falei em outros artigos, o bom funcionamento do trânsito intestinal é importante tanto para a perda de peso quanto para manter a saúde do organismo em geral.
E ao absorver a água do intestino, essa fibra ajuda também a manter a saciedade e reduzir a fome.
O consumo da psyllium previne a constipação, ajuda a aliviar os sintomas de alguns tipos de Síndrome de Intestino Irritável (1,2).
E onde encontrara psysslium? Ela está disponível em casca, em pó e sementes que você encontra em casas de produtos alimentícios naturais, e como suplemento dietético em cápsulas. Alguns alimentos e medicamentos também podem ser enriquecimentos com psyllium.
Pode ser usado em chás e em receitas livres de glúten.
Em 1 colher de psylium em pó, você consome 5 gramas de fibra dietética.
Precauções
Antes de iniciar o consumo dessa fibra, consulte o médico para verificar possíveis alergias ou reações.
A alergia pode causar:
- Coceira
- Dor de estômago
- Dificuldade para engolir ou respirar.
Pessoas com problemas agudos no estômago ou intestino, como apendicite ou obstrução intestinal, devem evitar o consumo, a menos que receba indicação médica.
Para consumir essa fibra, é necessário hidratar-se bem, no mínimo de 6 a 8 copos de água por dia.
Para ter resultados eficientes do consumo da psyllium, é preciso ter em mente que nenhum alimento ou suplemento fará você emagrecer e ter o peso ideal sozinho.
Você também precisa incluir outros alimentos ricos em fibra solúvel na sua alimentação, como ervilhas, sementes de linho, frutas e vegetais; além de alimentos ricos em vitaminas e minerais que nutrem o seu corpo e ajudam a perder peso.
Beba líquidos saudáveis como água, água saborizada e água de coco.
E realize atividades físicas regulares.
Além dessas dicas, lembre-se de cortar os alimentos industrializados, processados e ricos em açúcar refinado e farinha refinada.
E se o seu objetivo é mesmo cuidar da saúde, da alimentação e em consequência perder peso de forma efetiva, esse é o momento!
Eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde de todos!
Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz, cuidando do corpo de dentro para fora!
Abraços e fique com Deus!!
Dr. Juliano Pimentel