Selecione a página

Sinais de que você precisa fazer detox

Sinais de que você precisa fazer detox

Sabe quando você está pesado, cansado sem fazer nada, cabeça doendo sem motivo? Esses são apenas alguns sinais de que você precisa fazer detox.

Mas não para por aí. É natural sentir que você precisa de uma desintoxicação após o excesso ou que pode precisar de uma limpeza após uma mudança em algo como fezes ou condição da pele, ou pode estar ficando frustrado com o inchaço persistente e incapaz de perder peso. 

5 sinais de que você precisa fazer detox do fígado

1. Fezes flutuantes gordurosas

Suas fezes diz se você precisa fazer detox.

Suas fezes diz se você precisa fazer detox.

A bile produzida pelo fígado desempenha um papel vital na separação de nutrientes de toxinas e resíduos, além de digerir a gordura no intestino delgado. 

Um fígado com baixo funcionamento produz menos bile e a falta de bile do fígado pode levar ao acúmulo de toxinas em nossos corpos. Esse é um sinal de que precisa fazer detox, pois as toxinas causam fezes gordurosas e flutuantes devido ao fato de as gorduras não serem absorvidas ou decompostas adequadamente.

2. Estar acima do peso

Como um importante órgão de queima de gordura, seu fígado desempenha um  grande papel na perda de peso e na sua capacidade de perder peso.

Um fígado sobrecarregado com excesso de açúcar, álcool e toxinas pode ficar danificado, inflamado ou gorduroso, reduzindo sua eficiência. 

Quando seu fígado se torna ineficiente, ele para de queimar gordura e, em vez disso, começa a armazenar gordura, fazendo com que você ganhe peso. 

Se você sente que está ganhando mais peso do que o esperado com sua dieta e estilo de vida, pode ser um sinal de que você precisa fazer detox.

3. Cansado o tempo todo é sinal de que precisa fazer detox

O fígado desempenha um papel importante na conversão de fibra alimentar e carboidratos em energia. Um fígado com baixo funcionamento não produz a energia de sua dieta que seu corpo precisa e pode estar na raiz do cansaço e da fadiga.

Se você se sente constantemente cansado  ou luta para se levantar de manhã, ou percebe que sua energia diminui muito facilmente durante o dia, apesar de uma boa noite de sono e muito descanso, pode ser um sinal de que você precisa fazer detox. Se você está regularmente cansado e tem sono ruim , também pode ser devido aos níveis excessivos do hormônio do estresse, o cortisol, que inibe a melatonina, o hormônio do sono. Níveis elevados de cortisol tornam mais difícil dormir, permanecer dormindo e desfrutar de um sono mais profundo e rejuvenescedor.

4. Novas alergias e sensibilidades 

A função hepática reduzida e um sistema de desintoxicação menos eficiente podem levar a um acúmulo de altos níveis de toxinas em seu corpo, o que, por sua vez, pode levar a novas sensibilidades alimentares e nutricionais que você pode não ter experimentado antes. 

Novas alergias e sensibilidades resultantes de uma função hepática reduzida podem incluir:

  • Dores de cabeça frequentes
  • Rinite  (inflamação do interior do nariz)
  • Laringite  (quando sua caixa de voz fica inflamada por irritação ou infecção)
  • Asma
  • Coceira na pele ou erupções cutâneas
  • Dores musculares e articulares
  • Incapacidade de se concentrar e se concentrar
  • Hiperatividade. 

5. Excesso de exposição a toxinas

Seu fígado trabalha para transformar toxinas a serem liberadas do seu corpo, mas seu fígado não tem capacidade infinita de removê-las. 

Se você está constantemente exposto a toxinas de fast foods e lanches, poluição do ar, pesticidas, produtos de higiene pessoal e produtos de beleza com alto teor de produtos químicos, ou detergentes domésticos e produtos de limpeza que você pode encontrar na vida cotidiana, tudo isso pode  sobrecarregar seu fígado  sem você perceber.

Um corpo sobrecarregado de toxinas  mostrará vários sinais e sintomas, como uma mudança nas fezes, peso, saúde da pele e outros, e a menos que sejam liberadas, as toxinas acabam armazenadas profundamente na gordura do seu corpo. 

4 dicas para a saúde do fígado 

Existem mudanças simples que você pode fazer em sua dieta e estilo de vida para fazer detox e melhorar a saúde do fígado e ajudar a desintoxicar naturalmente o fígado. Ótimos alimentos para desintoxicar o fígado incluem cebola, alho, alcachofra, castanha do Pará, lentilha, toranja e beterraba.

Saiba mais em ‘Os melhores alimentos para desintoxicar o fígado’ e aqui estão algumas dicas simples a seguir.

1. Coma alimentos amargos e ervas 

Procure alimentos amargos, ervas e especiarias, como salada de rúcula, beterraba, alcachofra, curcumina e açafrão , dente-de-leão, chicória e sementes de feno -grego  – tudo isso pode ajudar a estimular a produção de bile e apoiar o fígado a cumprir seu trabalho de remover toxinas do corpo. 

2. Coma vegetais crucíferos

Vegetais crucíferos, como repolho, brócolis, couve de Bruxelas e couve, são excelentes para ajudar a desintoxicar naturalmente o fígado. Esses alimentos ajudam a aumentar as enzimas naturais de desintoxicação do fígado, protegem-no de danos e melhoram os níveis sanguíneos de enzimas hepáticas.

Por que não experimentar nossa receita de tofu de pimentão assado com couve e macarrão .

3. Hidrate-se bem

Embora a desidratação afete o desempenho do cérebro e o leve a se sentir cansado e letárgico, também afetará diretamente a capacidade do fígado de desintoxicar o corpo, dificultando a expulsão de resíduos.

Procure beber pelo menos 8 copos de água por dia, de preferência água filtrada ou mineral, e beba mais em climas quentes ou quando estiver se exercitando para repor os líquidos perdidos pelo suor. 

4. Evite aerossóis e produtos de higiene pessoal tóxicos

Se você usar aerossóis, certifique-se de fazê-lo em uma área bem ventilada e use uma máscara para evitar a exposição. Ou você pode experimentar o desodorante sustentável, sem plástico e sem toxinas.

Use luvas e mangas compridas ao usar soluções de limpeza, inseticidas e outros produtos químicos tóxicos e, se estiver dentro de casa, mantenha a sala bem ventilada. Além disso, mude de produtos químicos para produtos de cuidados pessoais naturais para evitar mais carga tóxica no corpo.

Se o seu objetivo é cuidar da saúde e alimentação para perder peso e prevenir doenças, esse é o momento!

Segundo Maxwell Maltz, 21 dias é o tempo necessário para que nós consigamos criar um novo hábito! 

Se você quer ter minha ajuda por 21 dias para criar um novo hábito e parar de comer doces, conheça o D21!

Abraços e fique com Deus,

Dr. Juliano Pimentel

 

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Fale com nosso consultor!