Trufa de caramelo vegana
É cada vez maior a busca por receitas para atender aos veganos. Com a receita de hoje não é diferente, a trufa de caramelo vegana é uma excelente opção!
A trufa de caramelo vegana, apesar de não ser low carb, possui ingredientes saborosos, nutritivos e presente em muitas dietas.
Está é uma alternativa de doce para veganos, vegetarianos e todos que gostam de doces saudáveis e saborosos 🙂
Já está com água na boca?
Confira a receita, compartilhe, faça e deixe sua opinião nos comentários.
Trufa de caramelo vegana
Ingredientes da Trufa de caramelo vegana
150g de tâmaras
100g de Damasco
70 a 100g de coco fresco seco
Por fim, suco e raspas de 1/2 laranja
Opcional para enrolar
Xerém de caju
Coco ralado
Chia
Por fim, nibs de cacau
Modo de Preparo da trufa de caramelo vegana
Coloque todos os ingredientes no processador e bata até ficar homogêneo, logo após, enrole e passe na Chia, no xerém ou se preferir coma pura.
Fica maravilhoso!
Para mais receitas saudáveis siga o perfil da minha esposa Carol, e ative as notificações para você fica por dentro de tudo e não perde nada.
Benefícios das Tâmaras
Por estar seca o conteúdo de calorias presente nas tâmaras é maior do que a maioria das frutas frescas. O teor calórico das tâmaras é semelhante ao de outras frutas secas, como passas e figos, por exemplo ( 1 ).
A maioria das calorias das tâmaras vem de carboidratos. O resto é de uma quantidade pequena de proteína. Apesar de suas calorias, as tâmaras contém vitaminas e minerais importantes, além de uma quantidade significativa de fibras.
Obter fibra suficiente é importante para sua saúde geral. E as tâmaras presente na trufa de caramelo vegana, são uma importante fonte de fibra. A fibra pode beneficiar sua saúde digestiva, evitando a constipação, por exemplo. Além do mais, promove movimentos intestinais regulares, contribuindo para a formação de fezes (2).
Além disso, a fibra em tâmaras pode beneficiar o controle do açúcar no sangue. A fibra retarda a digestão e pode ajudar a evitar que os níveis de açúcar no sangue subam muito depois de comer (3).
Por esta razão, as tâmaras têm um baixo índice glicêmico (IG), que mede a rapidez com que o açúcar no sangue aumenta após a ingestão de um determinado alimento (4).
Além do mais, as tâmaras fornecem vários antioxidantes para a saúde, incluindo um risco reduzido de várias doenças.
Isso é ótimo, afinal, os antioxidantes protegem suas células dos radicais livres, que são moléculas instáveis que podem causar reações prejudiciais em seu corpo e levar a doenças (6).
Além disso, as tâmaras contêm vários minerais, incluindo fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Todos estes foram estudados pelo seu potencial para prevenir doenças relacionadas a osteoporose, por exemplo (7).
Por fim, as tâmaras têm o potencial de ajudar na regulação do açúcar no sangue devido ao seu baixo índice glicêmico, fibras e antioxidantes. Sendo assim, elas podem controlar o diabetes (8).
Benefícios do damasco
Assim como as tâmaras, os damascos presentes na trufa de caramelo vegana também possuem benefícios para a saúde. Redondas e amarelas, elas parecem uma versão menor de um pêssego, mas compartilham a acidez das ameixas roxas.
Eles são extremamente nutritivos e têm muitos benefícios à saúde, como melhor digestão e saúde ocular, por exemplo.
Os damascos são uma grande fonte de muitos antioxidantes, incluindo beta-caroteno e vitaminas A, C e E.
Além do mais, eles são ricos em um grupo de antioxidantes polifenóis chamados flavonóides, que foram mostrados para proteger contra doenças, incluindo diabetes e doenças cardíacas (9, 10, 11).
Os principais flavonóides dos damascos são os ácidos clorogênicos, as catequinas e a quercetina (12).
Estes compostos trabalham para neutralizar os radicais livres, que são compostos nocivos que danificam as células e causam estresse oxidativo. Além do mais, o estresse oxidativo está ligado à obesidade e a muitas doenças crônicas, como as doenças cardíacas (13, 14, 15).
Damasco contém muitas vitaminas
Os damascos possuem múltiplos compostos que são essenciais para a saúde dos olhos, incluindo as vitaminas A e E (16, 17).
A vitamina A desempenha um papel vital na prevenção da cegueira noturna, um distúrbio causado pela falta de pigmentos leves em seus olhos, enquanto a vitamina E é um antioxidante lipossolúvel que penetra nos olhos diretamente para protegê-los dos danos dos radicais livres, por exemplo.
Os damascos são particularmente ricos em fibras solúveis, o que é importante para manter níveis saudáveis de açúcar no sangue e colesterol, por exemplo (18, 19).
Além disso, a fibra retarda o movimento dos alimentos através do trato digestivo e alimenta as bactérias benéficas do intestino. Afinal, a saúde intestinal está ligada a um menor risco de obesidade (20).
Para você que se preocupa com uma alimentação saudável e low carb te convido a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.
O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb, desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, além de evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.
Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.
Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!
Por isso, clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.
Dr. Juliano Pimentel.
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube