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Alimentação

Alimentos Industrializados Fazem Mal à Saúde? Descubra

Dr Juliano Pimentel

Antes da era dos alimentos industrializados e processados, as pessoas comiam comida de verdade. Hoje, eles se espalharam e vivaram a refeição principal de muitas famílias.

Diferente disso, estão os alimentos reais que consistem de carnes, vegetais, legumes, sementes e frutas da estação. Mas agora a agricultura industrial tomou conta do nosso abastecimento alimentar.

Na tentativa de alimentar mais pessoas de uma maneira mais fácil e mais produtiva; a comida tornou-se “produtos” de alimentos cheios de aditivos químicos.

]Será que esses alimentos contribuem para o desenvolvimento de doenças, que estão encurtando a vida humana?

Descubra agora!

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Alimentos Industrializados

Alimentos Industrializados Prejudicam a Saúde?. Imagem: (Divulgação)

Existem perigos para a saúde nos alimentos industrializados, que foram confirmados por estudos na área da saúde; eles consistem em:

  • Obesidade
  • Câncer
  • Doenças cardíacas
  • Pressão arterial elevada
  • Diabetes

Essas são doenças que estão também relacionadas à alimentação. 

1- São ricos em açúcar

Os alimentos processados ​​e industrializados são carregados de açúcar refinado. O açúcar consumido em excesso é seriamente prejudicial, pois não possui nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo; além de acarretar outros problemas.

açúcar pode ter efeitos devastadores sobre o metabolismo, que vão muito além do conteúdo calórico.

Pode levar à resistência à insulina, triglicérides elevado, aumento dos níveis do mau colesterol, e aumento do acúmulo de gordura no fígado e na cavidade abdominal (1).  

O consumo de açúcar também está relacionado a doenças cardíacas, diabetes, obesidade e câncer.

A maioria das pessoas não adicionam muito açúcar em suas bebidas, mas estão consumindo através de alimentos processados ​​e bebidas prontas açucaradas.

2- Contém aditivos

Alimentos processados ​​contêm aditivos; substâncias destinadas a alterar o alimento de alguma forma antes de ser vendido aos consumidores.

Muitos dos ingredientes presentes na composição dos alimentos prontos que são comercializados, não são comida de verdade, são produtos químicos artificiais que são adicionados para vários fins.

Alimentos altamente processados ​​geralmente contêm:

– Conservantes 

Produtos químicos que impedem a podridão dos alimentos.

– Corantes 

Produtos químicos que são usados ​​para dar ao alimento uma cor específica.

– Sabor Artificial

Produtos químicos que dão ao alimento um sabor particular.

– Texturantes

Produtos químicos que dão uma textura particular ao alimento. Tenha em mente que os alimentos processados, ​​podem conter dezenas de produtos químicos adicionais que nem sequer estão listados no rótulo.

3- Pobre em nutrientes

Eles são extremamente baixos em nutrientes essenciais, em comparação com alimentos integrais, não transformados.

Em alguns casos, vitaminas sintéticas e minerais são adicionados aos alimentos para compensar o que foi perdido durante o processamento.

No entanto, os nutrientes sintéticos não são um bom substituto para os nutrientes encontrados em alimentos integrais.  

Quanto mais alimentos processados você come, menos vitaminas, minerais, antioxidantes e vários outros nutrientes o seu organismo adquire.

4- Alimentos ricos em gorduras ruins

Os alimentos processados ​​são elevados em gorduras insalubres.

Eles geralmente contêm gorduras baratas, sementes refinadas e óleos vegetais (como o óleo de soja) que são muitas vezes hidrogenados, o que os transforma em gorduras trans. 

Os óleos vegetais são extremamente insalubres, e a maioria das pessoas está comendo demais.

Estas gorduras contêm quantidades excessivas de ácidos graxos omega-6, que podem conduzir a oxidação e inflamação no corpo (2).

Vários estudos mostram o consumo desse tipo de alimento, aumenta os riscos de doença cardíaca; que é a causa mais comum de morte nos países ocidentais.

A gordura hidrogenada (trans) está entre as substâncias mais nocivas, e insalubres que você pode colocar em seu corpo (3).

 Coma gorduras reais como manteiga, banha de porco, óleo de coco e azeite de oliva. 

Evitar alimentos processados ​​é uma das melhores mudanças alimentares que você pode fazer pela sua saúde e da sua família.

Leia os rótulos: Muitos ingredientes nocivos estão à espreita em “alimentos inocentes”, como pães ou margarina.

Lembre-se, o ganho de peso pode ser apenas o primeiro sintoma de um problema de saúde maior, que os alimentos processados ​​e ingredientes inferiores trazem.

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Dr. Juliano Pimentel

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

2 Comentários

  1. Consumir esses alimentos processados, a carne (salsicha) por exemplo, 1 vez a cada 2 meses, é muito prejudicial ainda ou podemos consumir tranquilamente com um longo intervalo de tempo esses tipos de alimentos?

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