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Alimentação

Sementes: Variedades e Benefícios para a Saúde

Poucas pessoas sabem, mas existe uma grande variedade de sementes disponíveis para o consumo; trazendo diversos benefícios para a saúde, e que ajudam a prevenir o surgimento de diversas doenças. São uma boa alternativa alimentar e substitutas de produtos industrializados.

As sementes possuem um alto nível de ácidos graxos essenciais; o perfil completo de aminoácidos necessários para formar proteínas completas e digeríveis, além de vitaminas A, B, C e E e os minerais.

Nesse artigo apresentarei algumas variedades importantes de sementes comestíveis, e os principais benefícios para a sua saúde.

Não deixe de ler e compartilhar!

Sementes e os Seus Benefícios

Sementes: Opção alimentícia saudável. Imagem: (Divulgação)

Confira as principais sementes que podem ser consumidas e que geram benefícios para a sua saúde.

1- Sementes de abóbora

As sementes de abóbora são ricas em aminoácidos alanina, gliceno e ácido glutâmico; fontes de ácidos graxos essenciais de zinco e omega-3. Contém proteínas, ferro e fósforo e possui baixo carboidrato.

Elas possuem cucurbitacins, substâncias que ajudam a evitar a conversão de testosterona em dihidrotestosterona; que beneficiam a saúde do trato urinário e sexual tanto dos homens quanto das mulheres.

2- Semente de gergelim

semente de gergelim possui proteínas, ferro, zinco, magnésio, cálcio e ácido fítico, e também são baixas em carboidratos.

Além de conter sesamina e sesamolina, substâncias que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol; é uma fonte bem conhecida de vitamina E, ômega-6 e gorduras monoinsaturadas que são benéficas para a saúde..

Ajuda a proteger a saúde das artérias e aumenta a elasticidade da pele. A sementes de gergelim também ajuda na digestão, estimula a circulação sanguínea e cuida do sistema nervoso.

3- Semente de girassol

semente de girassol é rica em vitaminas do complexo B, que são essenciais para um sistema nervoso saudável e são uma boa fonte de fósforo, magnésio, ferro, cálcio, potássio, proteína e vitamina E.

Os outros benefícios incluem a presença de minerais como o zinco, manganês e o cobre; bem como ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados, que são qualidades de gorduras que beneficiam a saúde e ajudam proteger as artérias.

Como uma boa fonte natural de zinco, as sementes de girassol são impulsionadores imunológicos populares e acessíveis.

Eles também podem ajudar a proteger o organismo contra doenças cardíacas; enquanto a vitamina B pode ajudar na luta contra o estresse.

4- Semente de linhaça

Semente de linhaça ou sementes de linha, são fonte de ácidos graxos essenciais ômega-3 e ômega-6; necessários para a maioria das funções corporais; bem como fibras e manganês dietéticos.

Também são ricas em folato, vitamina B6 e minerais como o magnésio, fósforo e o cobre.

Além disso, a semente de linhaça contém lignanas, um tipo de fitoestrógeno que pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, como as sensações de calor excessivo.

Ricas em fibra solúvel, também podem ajudar a aliviar a constipação.

5- Semente de Chia

Sementes de Chia e os Benefícios. Imagem: (Divulgação)

A semente de Chia é bastante versátil. Pode ser consumida sobre os alimentos, adicionadas à molhos, em água (para formar um tipo de gel) ou germinadas como broto de alfafa.

O sabor se assemelha ao da noz, e é uma ótima adição ao mingau de quinoa pela manhã, ao iogurte de kefir ou na salada.

Ao consumir a chia, você obtém benefícios incríveis como:

  • Saúde da pele;
  • Prevenção do envelhecimento precoce;
  • Saúde digestiva;
  • Saúde cardíaca;
  • Diabetes;
  • Energia;
  • Metabolismo;
  • Saúde óssea;
  • Saúde muscular;
  • Perda de peso;
  • Prevenção de certos tipos de câncer;
  • Saúde bucal;
  • Saúde durante a gravidez.

A capacidade da semente de Chia em reverter os efeitos da inflamação, regular o colesterol e baixar a pressão arterial; torna o seu consumo extremamente benéfico para o organismo. (4)

Além disso, ao reverter o estresse oxidativo, é menos provável que alguém que consuma essa semente regularmente desenvolva a aterosclerose

6- Semente de Cânhamo

É uma das poucas fontes vegetarianas de proteína completa, é a semente de cânhamo que contém todos os 20 aminoácidos necessários para manter a boa saúde; essa é a chave para a construção de músculos que quebram calorias.

Se você está procurando melhorar a digestão, equilibrar os hormônios e melhorar o metabolismo, a semente de cânhamo é uma ótima escolha.
Elas possuem um perfil nutricional elevado, e são uma adição saudável para a maioria das dietas.

Tanto a semente quanto o óleo de cânhamo incluem propriedades que podem ajudar a melhorar os sintomas da artrite, dor nas articulações, saúde do coração e a saúde digestiva, saúde capilar, cutânea e das unhas; e impulsionar o sistema imunológico para prevenir o câncer.

Essas sementes não são conhecidas por causar interações com medicamentos comuns, mas podem causar risco se forem consumidas por alguém que está tomando uma medicação anticoagulante.

Então antes de consumir essas sementes, converse com o seu médico sobre as contraindicações de acordo com o seu histórico de saúde.

Mas se você quer mesmo transformar a sua saúde, não basta consumir somente as sementes e de vez em quando alguns alimentos naturais. Isso não vai garantir a boa saúde e prevenir doenças.

Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Por isso eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação alimentar, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar na sua vida.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.