Chás Que Ajudam a Desinchar
A busca por chás que ajudam a desinchar é cada dia maior. Isso porque, a bebida inclui a sua capacidade de ajudar na perda de peso, regular o açúcar no sangue, baixar os níveis de colesterol, entre outros.
São muitos os benefícios que o chá proporciona para o corpo. Todos, a partir de uma combinação entre água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças.
Chás são uma ótima opção para manter a boa saúde. Por isso, preparei esse artigo com 3 chás que ajudam a desinchar.
Gostou? Leia e compartilhe.
Benefícios de chá
Chás que ajudam a desinchar contém antioxidantes. Antioxidantes podem ajudar a retardar o envelhecimento e ajudar suas células a se regenerar e reparar.
Chás de todas as variedades contêm altos níveis de polifenóis antioxidantes que podem ajudar a manter seu corpo mais saudável e alguns estudos sugerem até mesmo a prevenção de alguns tipos de câncer.
Além disso, chá tem menos cafeína que o café. Embora existam alguns benefícios potenciais para a saúde consumindo quantidades moderadas de cafeína, beber bastante é difícil para o coração e outros órgãos.
E o chá pode fornecer o café, mas sem os altos níveis de cafeína, tornando-o menos agitado e ajudando-o a dormir quando quiser (1).
E a principal vantagem dos chás que ajudam a desinchar é que eles ajudam a manter a hidratação do corpo.
Pesquisas recentes mostraram, no entanto, que a cafeína não faz diferença a menos que você consuma mais de 5 a 6 xícaras por vez.
O chá foi mostrado para ser realmente mais saudável para você do que a água sozinha, em alguns casos, porque hidrata enquanto fornece antioxidantes (2).
Chás que ajudam a desinchar
As principais substâncias promotoras da saúde no chá são os polifenóis, em particular catequinas e epicatequinas.
Estudos em laboratório dizem que essas moléculas têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Estudos conduzidos por Harvard de grandes grupos de pessoas ao longo do tempo descobriram que os bebedores de chá ou café têm menor risco de diabetes e possivelmente doença cardiovascular (3).
Chá verde
O chá verde aumenta a queima de gordura e melhora o desempenho físico. Se você olhar para a lista de ingredientes para qualquer suplemento de queima de gordura, é provável que o chá verde esteja lá.
Isso ocorre porque o chá verde tem demonstrado aumentar a queima de gordura e aumentar a taxa metabólica em testes controlados com humanos (4, 5).
Em um estudo em 10 homens saudáveis, o chá verde aumentou o gasto energético em 4% (6).
Outro estudo mostrou que a oxidação da gordura foi aumentada em 17%, indicando que o chá verde pode aumentar seletivamente a queima de gordura (7, 8).
Para preparar a bebida basta ferver 1 litro de água e depois acrescentar 2 colheres de sopa de chá verde, se quiser pode adicionar também 1 pau de canela.
Chá de canela
Os antioxidantes protegem o corpo contra os danos oxidativos causados pelos radicais livres.
A canela é carregada com poderosos antioxidantes, como os polifenóis (9, 10, 11).
Em um estudo que comparou a atividade antioxidante de 26 especiarias, a canela acabou sendo o vencedor, superando “superalimentos” como alho e orégano (12).
De fato, é tão poderoso que a canela pode ser usada como conservante natural de alimentos (13).
A inflamação é incrivelmente importante. Ajuda o organismo a combater infecções e a reparar danos nos tecidos.
No entanto, a inflamação pode se tornar um problema quando é crônica e dirigida contra os próprios tecidos do corpo.
Canela pode ser útil a este respeito. Estudos mostram que essa especiaria e seus antioxidantes têm potentes propriedades antiinflamatórias (14, 15).
Para preparar a bebida utilize 500 ml de água para cada porção de canela. É importante destacar que o chá de canela pode oferecer efeito hemorrágico e abortivo, por isso, mulheres grávidas devem evitar o consumo da bebida
Chá de cavalinha
As substâncias químicas presentes na cavalinha podem ter efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
Plantas relacionadas à cavalinha contém substâncias químicas que funcionam como “pílulas de água” (diuréticos) e aumentam a produção de urina.
A cavalinha é usada como um dos chás que ajudam a desinchar, pois funciona como diurético. Cavalinha pode ajudar a se livrar do excesso de líquidos e sal no corpo. Isso pode ser benéfico para pessoas com problemas renais ou edemas.
Um estudo de 2014 mostrou que a cavalinha é tão eficaz quanto a hidroclorotiazida, um medicamento diurético (16).
Além dos benefícios para a saúde e perda de peso, o chá de cavalinha ajuda a melhorar a beleza da pele.
Devido sua ação adstringente, ele auxilia na redução da oleosidade da derme, combatendo e evitando o aparecimento de espinhas.
A erva também combate a flacidez, celulite e fortalece unhas e cabelo. Para preparar o chá, ferva 500 ml de água e adicione 2 colheres (sopa) de chá de cavalinha. Abafe por cerca de 5 minutos, coe e beba.
Consumo de chá
Uma xícara de chá contém apenas algumas calorias. As bebidas processadas e adoçadas com açúcar são carregadas com calorias extras.
Por isso, tome o cuidado de não adicionar açúcar ou adoçantes aos chás termogênicos.
Por vezes, também não é muito recomendado tomar chás com alto teor de cafeína, como o chá verde, à noite, principalmente se você já possui dificuldades na hora de dormir.
Benefícios dos chás
Em geral, esses chás que ajudam a desinchar, ajudam também na digestão. O chá tem sido usado na China há milhares de anos como uma ajuda digestiva pós-refeição e pode ajudá-lo também devido aos altos níveis de taninos que contém.
Além disso, ajuda a inibir a inflamação intestinal. Os polifenóis do chá verde, por exemplo, foram mostrados para ter um efeito sobre a inflamação intestinal causada por condições como a Síndrome do Cólon Irritável, permitindo aos sofredores mais conforto de um remédio natural.
E todas essas opções aparecem como chás que ajudam a desinchar, pois aumentam o seu metabolismo.
Se é uma taxa metabólica lenta impedindo que você perca o peso que deseja, por exemplo, você pode utilizar o chá como aliado para elevar essa taxa metabólica.
De fato, os chás podem lhe auxiliar nesta tarefa de perder a barriga. Tente incrementá-los na sua dieta e se alimente de forma correta, logo você será capaz de perceber os resultados positivos no seu corpo.
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.