Selecione a página

Como Lavar Bem Frutas e Verduras?

Como Lavar Bem Frutas e Verduras?

Comer uma variedade de frutas e legumes frescos é fundamental para manter uma dieta saudável e estilo de vida global. No entanto, o número crescente de surtos de origem alimentar relacionados com a utilização de pesticidas nos produtos agrícolas tornaram a segurança alimentar um assunto importante nos últimos anos. Lavar bem frutas e verduras, continua sendo uma das melhores maneiras de proteger a si e sua família de doenças e contaminação química.

Nesse artigo mostrarei dicas de cuidados sobre como lavar bem frutas e verduras.   

Não deixe de ler e compartilhar.

Como Lavar bem Frutas e Verduras

Aqui estão uma série de maneiras em que você pode usar para lavar bem frutas e verduras, antes de cozinhá-los (1).

1 – Enxaguar com água

– O método de lavagem com água é eficaz para todas as frutas e legumes. No entanto, alguns tipos de vegetais, incluindo brócolis, folhas de alface, ou espinafre, muitas vezes exigem atenção adicional e limpeza.

– Para frutas e legumes que têm casca, o recomendado é que você los lave antes de descascá-los (2).

Faça o Download

–  Use água morna e sabão para certificar-se de que suas mãos estão limpas antes de manusear qualquer produto fresco. Lavar por pelo menos 20 segundos.

– Corte todas as áreas danificadas ou machucadas de seus produtos. Contusões e cortes podem permitir que os patógenos entrem na fruta ou vegetal.

– Limpe o seu balcão, tábuas de corte e utensílios. Depois de preparar cada item de alimentos, lave as superfícies da cozinha e utensílios com água quente e sabão.

– Manter seu espaço de cozinhar limpo é especialmente importante se você tiver descascado seu produto sem lavá-lo. As bactérias do exterior do produto cru podem ser transferidas para o interior quando são cortadas ou descascadas.

– Enxágue com água fria e potável.

– Você pode usar água morna; mas esse processo é mais indicado caso você planeje cozinhar as frutas e legumes após a lavagem.

– Coloque um coador na pia para acelerar o processo de enxaguar o seu produto. Porque você pode lavar mais de uma coisa de uma só vez

2 –  Mergulhe os alimentos  

– Encha uma vasilha com água fria e potável.

– Mergulhe suas frutas e vegetais na água.

– Folhas verdes possuem seus próprios métodos de lavagem. Primeiro, separe as folhas. Em seguida, mergulhe as folhas e escorra-as em um coador. Repita este processo. O objetivo aqui é a diluição. Uma vez terminado, seque com papel toalha.  

– Mergulhe todos os tipos de frutas e legumes. É um processo restaurador que pode reviver o seu produto, melhorar o seu sabor e prolongar a sua vida (3).

– Limpe tudo depois de cada uso. Use água morna e sabão para lavar os utensílios e bacias quando estiver pronto para passar para outra fruta ou vegetal.

3 – Usando outras soluções

– Use água destilada para enxaguar e / ou embeber produtos de todas as variedades. Água destilada ou engarrafada foi filtrada e purificada para remover contaminantes.

– Use uma solução de água salgada. Mergulhe frutas e legumes de todas as variedades em água por 5 minutos com 1 a 2 colheres de chá de sal. Em seguida, enxágue para lavar o sal.

Faça o Download

– Use uma solução de água e vinagre para embeber produtos de todas as variedades. Mergulhe os produtos em uma mistura de água e vinagre (1/2 xícara de vinagre branco destilado por 2 xícara de água).

Infelizmente, lavar não é suficiente para garantir que alimentos contaminados são seguros para comer, embora possa reduzir o número de germes.

Então, além de cuidar do manuseio e lavagem das frutas e verduras, é preciso tomar algumas medidas na hora de ir às compras. Se possível, prefira sempre alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos e produtos prejudiciais à saúde. Se não, atente-se para a qualidade do produto (aparência, cheiro, machucados, entre outros).

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1480678586543{margin-top: 30px !important;padding-top: 10px !important;padding-right: 15px !important;padding-bottom: 10px !important;background-color: #362532 !important;}”][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”2589″ img_size=”full” alignment=”center” css_animation=”left-to-right”][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]

BAIXE AGORA O MEU GUIA COMPLETO E SAIBA POR QUE VOCÊ DEVE PARAR DE COMER AÇÚCAR HOJE!!!

[/vc_column_text][vc_raw_html]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[/vc_raw_html][/vc_column][/vc_row]

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 comentário

  1. Maravilhosa essa matéria.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *