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Glúten

Alimentos que Contêm Glúten: Atenção!!

Dr Juliano Pimentel

Pessoas preocupadas com a saúde, aderem à dieta sem glúten, ou buscam diminuir o consumo dos alimentos que contêm glúten. Além disso, diversas pessoas sofrem com algum tipo de alergia à ele.

Eu sou uma dessas pessoas que adequaram a sua alimentação pela saúde, devido à uma grave alergia ao glúten; a doença celíaca afeta aproximadamente 1% da população no mundo inteiro.

As outras pessoas sofrem de sintomas mais comuns de intolerância ao glúten, ou “sensibilidade ao glúten não celíaca“, que é de aproximadamente 6% a 7% da população.

O consumo de alimentos que contenham farinha de trigo, cevada e centeio, podem provocar muito desconforto como o inchaço abdominal e inflamação.

Descubra agora quais são os alimentos você deve evitar, e entenda a importância em tirar o glúten da alimentação.

Não deixe de ler e compartilhar.

Alimentos que Contêm Glúten

Eles são particularmente perigosos para quem é intolerante ao glúten, podendo causar diversas reações como diarreia, dor e inchaço frequente na barriga.

Enquanto isso, outras pessoas evitam esses alimentos devido ao excesso de carboidratos, bem como grãos geneticamente modificados e processados; que podem causar doenças inflamatórias, ganho de peso e muito outros problemas de saúde. 

O que poucos sabem é que o glúten engorda.

Veja a seguir uma lista com os principais alimentos que contêm glúten em sua composição:

  •         Trigo e todos produtos derivados do trigo;
  •         Aveia (ela em si não possui glúten, mas pode ser processada junto com ele)
  •         Centeio;
  •         Espelta
  •         Cevada;
  •         Farinha de trigo;
  •         Sêmola;
  •         Pão, torrada, bolacha, biscoito, massas, bolos e pizzas;
  •         Cerveja;
  •         Salgadinhos;
  •         Gérmen de trigo, triguilho, sêmola de trigo;
  •         Ketchup, maionese, shoyu;
  •         Embutidos como salsicha e linguiça;
  •         Temperos industrializados;
  •         Cereais, barrinha de cereais, xaropes;
  •        Molhos e condimentos industrializados ;
  •        Alguns remédios;
  •        Vinagre de malte;
  •        Alguns molhos de salada;
  •        Feijão enlatado;
  •        Sorvete;
  •        Café aromatizado ;
  •        Vodka;
  •       Alguns hambúrgueres vegetarianos;
  •       Nozes torradas;
  •       Alimentos empanados;
  •       Taboulé;
  •       Queijo processado;
  •       Batata congelada;
  •      Sopas industrializadas;
  •      Almôndegas industrializadas;

Se você quer evitar comer glúten, é importante ler os rótulos, pois ele é adicionado à diversos alimentos e produtos.

Outros Produtos que Podem Conter Glúten

Outros produtos podem conter glúten, então é indispensável verificar os rótulos e embalagens. Como:

  • Shampoos
  • Cosméticos
  • Batons
  • Bálsamo para os lábios
  • Vitaminas e suplementos
  • Medicamentos

Alimentos Supostamente “Sem-Glúten”

O recente interesse das pessoas pelos alimentos sem glúten fez com que os fabricantes lançassem linhas de alimentos sem glúten (como pães e bolachas).

Um estudo da Mintel Research, descobriu que as vendas de alimentos isentos de glúten aumentaram 63% entre 2012 e 2014. Mas será que dá para confiar nessas variedades mais saudáveis?

Precisamos levar em consideração os riscos da fabricação, que pode levar à contaminação cruzada; em que vestígios de glúten muitas vezes acabam em produtos alimentares que são aparentemente livres de glúten, como molhos de salada, condimentos e doces. 

Na dúvida, prefira sempre alimentos de verdade e não os processados (1,2).

Aqui está uma lista de alimentos que contêm glúten, e que muitas pessoas não sabem disso:

  • Granola: Enquanto a maioria da granola é supostamente feita a partir da aveia, muitas variedades são misturadas ao glúten de trigo. É preciso ser cuidadoso e ler os rótulos antes de consumir a granola.
  • Farinha de Espelta: Muitos pensam que o espelta é um grão saudável e livre de glúten. Errado! Se realmente for usar farinha, prefira a farinha de amêndoa ou farinha de coco.
  • Pão Ezequiel
  • Barras de Proteína: A maioria das barras de proteína contêm glúten para ajudar com a consistência e sabor.
  • Batata Frita: A maioria das batatas fritas são polvilhadas com farinha antes de serem congeladas.
  • Ketchup e Maionese: Muitos condimentos, incluindo ketchup e maionese, podem usar produtos com glúten como estabilizante, aromatizante ou espessantes.
  • Almôndegas Industrializadas
  • Nozes torradas
  • Sorvete: Embora não faça muito sentido, muitos sorvetes usam a farinha para ajudar a engrossar a mistura. Então, verifique os rótulos com muito cuidado ou faça o seu próprio sorvete caseiro.

Pare de comer esses alimentos nutricionalmente falidos, embalados, processados e ricos em açúcar! Mantenha uma alimentação de verdade, rica em carnes, verduras, frutas e gorduras saudáveis.

Como Seguir uma Dieta sem Glúten?

A dieta sem glúten é indicada para todas as pessoas que sofrem com intolerância ao glúten; mas na realidade qualquer pessoa pode se beneficiar por parar de consumir alimentos que contenham glúten.

Nela são eliminados todos os alimentos que contêm glúten, o que não é fácil, por que este cereal é utilizado na preparação de muitas refeições.

É importante adquirir o hábito de ler os rótulos dos alimentos e procurar orientação médica.

Em outro artigo, eu desenvolvi um Guia da Dieta sem Glúten para Iniciantes.

Como eu sempre enfatizo, a alimentação de verdade, sem glúten e alimentos processados, é ideal para a sua saúde e emagrecimento! Aproveite o AGORA e mude a sua alimentação.

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Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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