close
Receitas

Receita de Ceviche Caseiro (super simples)

ceviche

Ceviche é um prato tipicamente peruano, preparado com produtos frescos e extremamente nutritivos. Perfeito para momentos em família e amigos.

Existem várias receitas diferentes de ceviche. Esta é mais clássica, mas você pode incrementar com outros temperos e o seu toque pessoal.

Não deixe de experimentar e compartilhar.

CEVICHE 

INGREDIENTES

  •         500g de filé de tilápia, salmão ou atum;
  •         4 limões;
  •         1 cebola roxa grande;
  •         2 tomates;
  •         Pimenta a gosto;
  •         Coentro ou salsa a gosto;
  •         Sal a gosto;
  •         Azeite a gosto.

MODO DE PREPARO DO CEVICHE

Faça pequenos cubinhos do filé de peixe.

Fatie a cebola bem fina.

Coloque o peixe, a cebola e a pimenta em um recipiente, acrescente o sal e misture.

Acrescente o suco dos limões e leve para a geladeira por 1 hora.

Na hora de servir, acrescente o tomate cortado em cubinhos, o coentro (ou salsa) e um fio de azeite.

Sirva o ceviche imediatamente.

Benefícios Do Atum

sushi-yuki-melhor-restaurante-japones-de-buenos-aires-1
O atum é rico em vitaminas e omega-3

O atum é um alimento saudável com propriedades interessantes.

Ele é fonte de proteínas, omega 3, ferro, magnésio, potássio, fósforo, selênio, vitaminas B3, vitamina B6 e vitamina B12, além de ter, em cada 100g, 108 calorias, 0,95 g de gorduras, 23 g de proteínas e 0 g de carboidratos a cada 100 g. Vale ressaltar que essas propriedades são do atum sem óleo.

O Atum é um alimento extremamente nutritivo. É rico em proteínas de alta qualidade e uma excelente fonte de nutrientes importantes, como o complexo de Vitamina B e 0mega-3.

Os ácidos graxos omega-3 no atum são responsáveis por uma longa lista de benefícios cardiovasculares. O omega-3 ajuda o sistema cardiovascular, auxiliando na prevenção de ritmos cardíacos irregulares, tornando-se menos provável a formação de coágulos de sangue e melhorando a razão do bom colesterol (HDL) para o colesterol ruim (LDL).

Além do omega-3, o atum contém boas quantidades de Vitamina B6 que, juntamente com o ácido fólico, reduz os níveis de homocisteína, prejudiciais para as paredes das artérias, um importante fator de risco para aterosclerose.

Comer atum também protege contra a degeneração macular (DMRI) do olho, uma condição na qual a visão fina se deteriora, resultando em perda de visão central. Essa é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 50. Estudos sugerem fortemente que o aumento da ingestão de omega-3 que são os ácidos gordos, podem também reduzir o risco de síndrome do olho seco, uma causa importante e prevalente de queixas oculares.

Estudos ainda demonstram que o Atum previne contra o câncer nos ovários, de mamas, pâncreas, e todas as partes do aparelho digestivo, incluindo a boca, faringe, esôfago, estômago e cólon.

Há ainda outros benefícios em consumir atum que envolvem o cérebro.

O Omega-3 pode ajudar a diminuir o declínio cognitivo e prevenir a doença de Alzheimer, pois leva sangue saudável para o cérebro e reduz a inflamação, auxiliando a transmissão de sinais eléctricos no cérebro e reduzindo os tipos de lesões tão comumente encontrados em pacientes que sofrem os estragos da doença de Alzheimer.

Benefícios Da Tilápia

file-peixe1
A tilápia é rica em vitaminas e omega-3

A Tilápia é um peixe delicioso com vários benefícios para saúde.

Ele ajuda a reduzir o peso, acelera o metabolismo, reduz o risco de várias doenças crônicas, equilibra os níveis de triglicérides, previne a artrite, reduz os sinais de envelhecimento, melhora a saúde do seu cabelo e fortalece seu sistema imunológico.

A Tilápia é importante também por sua riqueza de nutrientes, como vitaminas e minerais, incluindo quantidades significativas de proteínas, ômega-3 os ácidos gordos, Selênio, Fósforo, Potássio, vitamina B12, Niacina, Vitamina B6, e Ácido pantotênico.

Um dos aspectos mais importantes deste peixe é o seu teor de proteína, mais de 15% da nossa necessidade diária. A proteína está diretamente ligada ao crescimento e desenvolvimento de órgãos, membranas, células e músculos. É particularmente importante que as crianças consumam quantidades adequadas de proteína para garantir que elas se desenvolvem corretamente.

O filé da tilápia ainda possui poucas calorias, sendo uma ótima opção de receita para emagrecer com saúde.

Benefícios do Salmão

Kazuki Delivery
O salmão é rico em vitaminas e Omega-3

Outro ingrediente importante do ceviche é o salmão. O Salmão é uma boa fonte de proteína, gorduras saturadas e ainda fornece uma quantidade significativa de ômega-3, Vitamina A, Vitamina B6, Vitamina B12, Vitamina C e Vitamina D. Ele é também uma boa fonte de minerais como Ferro, Potássio, sódio, Cálcio e Magnésio.

O Salmão pode ser considerado como um dos alimentos mais saudáveis para o coração. Justamente por ser rico em ácidos graxos ômega-3, que ajudam a reduzir significativamente o colesterol LDL (ruim) e podem até mesmo aumentar o nível de colesterol HDL (bom) no organismo.

Podemos citar outros benefícios:

O Salmão é rico em Cálcio e Vitamina D que ajudam no fortalecimento dos ossos e dentes;

É rico em proteínas, portanto ajuda no crescimento muscular e dos tecidos;

Rico em omega 3, vitamina A, selênio e outros nutrientes que ajudam a melhorar a qualidade da textura do cabelo;

O omega-3 é um dos alimentos recomendados para mulheres grávidas, pois ajuda a melhorar o desenvolvimento do cérebro e da visão em bebês;

Ele tem propriedades anti-inflamatórias, devido à presença de ômega-3 que ajudam contra a artrite e dores nas articulações.

Benefícios do Tomate

maxresdefault
O tomate é rico em lipoceno e combate os radicais livres

O tomate é saboroso, fácil de encontrar e saudável!

Ele é associado a índices reduzidos de câncer de pâncreas, cervical e próstata. O tomate também protege o organismo de infecções bacterianas, assim como de perturbações digestivas e pulmonares.

A fruta age como antiinflamatório, sendo também muito benéfica para a atividade cerebral. Além disso, é ótima para combater as infecções e exerce efeito antisséptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos.

O tomate contém grandes quantidades de vitaminas (A, complexo B e C) e sais minerais (ácido fólico, potássio e cálcio).

Há ainda outros benefícios!

Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer.

O licopeno é um carotenoide que confere a cor vermelha ao tomate. Por isso, quanto mais intensa for a cor do fruto, mais rico em antioxidante ele será.

Outra característica observada pelos estudos foi que o calor aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos.

Por todos esses motivos, inclua o tomate a sua dieta.

Essa receita é mais um exemplo de como se alimentar de verdade pode ser prático e fácil.

E como você pode perceber essa receita de ceviche é muito saudável e nutritiva.

Com poucos ingredientes e sem perder muito tempo, você prepara uma refeição saudável e nutritiva, sem usar qualquer produto industrializado ou açucarado.

Para aumentar ainda mais a sua ingestão de frutas e legumes, você pode experimentar também os sucos detox. Preencha o formulário abaixo e confira o Guia GRATUITO com as 10 melhores receitas de sucos detox.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

BAIXE AGORA O MEU GUIA COM OS
10 MELHORES SUCOS DETOX PARA EMAGRECER COM SAÚDE!!
O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : atumcálciocevichecolesterol LDLdr. juliano pimentelreceitareceitassalmãosaúdetilápiavitamina B12vitamina d

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta