close
Alimentação

Alho e os 11 Benefícios Para Sua Saúde

Dr Juliano Pimentel

Antigamente o alho era prescrito para o tratamento de uma variedade de condições médicas. A ciência moderna confirmou recentemente muitos destes efeitos benéficos para a saúde. É um dos alimentos naturais mais importantes, e que precisam fazer parte das refeições. 

Neste artigo, vou compartilhar com vocês os principais benefícios dele para a saúde (todos apoiados pela ciência).

Não deixe de ler e compartilhar!

Benefícios do Alho

  1. Rico em Alicina

Seu uso foi bem documentado por todas as grandes civilizações, incluindo os egípcios, babilônios, gregos, romanos e chineses (1,2).

A maioria dos efeitos sobre a saúde são causados por um dos compostos de enxofre formado quando um dente de alho é picado, esmagado ou mastigado.

Este composto é conhecido como alicina, e também é responsável pelo odor do alho.

A alicina entra no corpo a partir do trato digestivo e viaja por todo o organismo, onde exerce seus potentes efeitos biológicos.

  1. Rico em Nutrientes

Ele é incrivelmente nutritivo.

Uma porção de alho de 28 gramas contém (3):

  • Manganês;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina C;
  • Selênio;
  • Fibra.

Possui outros nutrientes, como: cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1.

  1. Combater a Doenças

O alho ajuda a melhorar a função do sistema imunológico.

Um grande estudo de 12 semanas descobriu que um suplemento diário de alho reduziu o número de resfriados em 63% em comparação com o placebo (4).

O comprimento médio dos sintomas de resfriado também foi reduzido em 70%, de 5 dias em placebo para apenas 1,5 dias no grupo que consumiu alho (5).

Se você fica resfriado com facilidade, adicionando alho para sua dieta pode ser extremamente útil.

  1. Reduzir a Pressão Sanguínea

Doenças cardiovasculares como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais são os maiores assassinos do mundo.

A pressão arterial elevada, ou hipertensão, é uma das principais causas destas doenças.

Estudos feitos em humanos descobriram que a suplementação de alho, tem um impacto significativo na redução da pressão arterial em pessoas com pressão arterial elevada (6, 7, 8, 9).

  1. Melhora os Níveis de Colesterol

alho-nutriela
Alho: pode diminuir os níveis de colesterol. Imagem: (Divulgação)

Ele pode diminuir o colesterol total e LDL.

Para aqueles com o mau colesterol elevado, a suplementação de alho parece reduzir o colesterol total e / ou LDL em cerca de 10-15% (10, 11, 12).

Olhando para LDL (o “mau”) e HDL (o “bom”) colesterol especificamente, o alho parece diminuir LDL, mas não tem efeito sobre o HDL (13, 14, 15).

  1. Rico em Antioxidantes

Os danos oxidativos dos radicais livres, contribuem para o processo de envelhecimento.

Ele contém antioxidantes que suportam os mecanismos de proteção do corpo contra danos oxidativos (16).

Altas doses de suplementos de alho foram mostrados para aumentar as enzimas antioxidantes em seres humanos (17), bem como reduzir significativamente o estresse oxidativo naqueles com pressão arterial elevada.

Os efeitos combinados na redução do colesterol e da pressão arterial, bem como as propriedades antioxidantes, podem ajudar a prevenir doenças cerebrais comuns como o Alzheimer e demência (17, 18).

  1. Ajuda a Viver Melhor

Dado os efeitos benéficos sobre fatores de risco importantes como a pressão arterial, faz sentido que o alho pode ajudá-lo a viver mais tempo.

Combater doenças infecciosas também é um fator importante, porque estas são causas comuns de morte, especialmente em idosos ou pessoas com sistemas imunológicos disfuncionais.

  1. Melhora o Desempenho Atlético

Esse alimento já foi tradicionalmente usado em culturas antigas para reduzir a fadiga, e aumentar a capacidade de trabalho.

Mais notavelmente, foi administrado a atletas olímpicos na Grécia antiga (19).

Estudos feitos com roedores mostraram que ele ajuda com o desempenho durante exercícios (20, 21).

Outros estudos sugerem que a fadiga induzida pelo exercício, pode ser reduzida com o consumo de alho.

  1. Ajuda a Desintoxicar

Em doses elevadas, os compostos de enxofre no alho protege contra lesões de órgãos de toxicidade de metais pesados.

Um estudo de quatro semanas feito em funcionários de uma fábrica de baterias de automóveis (exposição excessiva ao chumbo) descobriu que ele reduziu os níveis de chumbo no sangue em 19%.

Auxilia também a reduzir a toxicidade, incluindo dores de cabeça e pressão arterial (22).

  1. Melhorar a Saúde dos Ossos

Estudos recentes apontam que esse alimento pode minimizar a perda óssea (23, 24, 25, 26).

Um estudo feito em mulheres na menopausa descobriu que uma dose diária de alho diminuiu significativamente um marcador de deficiência de estrogênio (27).

Isto sugere que ele pode ter efeitos benéficos na saúde óssea em mulheres.

Alimentos como alho e cebolas também têm demonstrado ter efeitos benéficos sobre a osteoartrite (28).

  1. Fácil de Incluir em sua Dieta

O último não é um benefício para a saúde, mas também é importante.

É muito fácil (e delicioso) incluir o alho em sua dieta atual.

Ele complementa a maioria dos pratos salgados. O seu sabor forte também é ótimo para temperar carnes, legumes e saladas.

A dose eficaz mínima para efeitos terapêuticos é de um dente de alho comido com as refeições, duas ou três vezes por dia.

No entanto, tenha em mente que existem algumas desvantagens de comer alho, como o mau hálito. Há também algumas pessoas que são alérgicas a ele.

Se você tem um distúrbio hemorrágico ou está tomando medicação para diluir o sangue, fale com o seu médico antes de aumentar o consumo de alho.

O composto ativo alicina só se forma quando o alho é esmagado cru. Se você cozinhar antes de esmagá-lo, então ele não terá os mesmos efeitos sobre a saúde.

 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

BAIXE AGORA O MEU GUIA COMPLETO E SAIBA POR QUE VOCÊ DEVE PARAR DE COMER AÇÚCAR HOJE!!!

[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : alhoalicinaalimentaçãoantioxidantesdestaquedr. juliano pimentelfibrafósforomanganêsmau colesterolprincipais benefícios do alhosaúdesistema imunológico

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

2 Comentários

  1. estou muito feliz , depois de estar usando essa bela receita ,
    de como usar corretamente o Alho ;
    eu uso todos os dias em jejum ; dois dentes de Alho amassados .
    e tomo com um copo grande de água .
    estou me sentindo muito bem gripe já mais
    obrigado pelas informações ..

Enviar Resposta