close
Alimentação

9 Benefícios Da Pimenta Malagueta Para A Saúde

Dr Juliano Pimentel

Os benefícios da pimenta malagueta para a saúde são muitos. Ela não serve somente para ser usada em receitas. Pode inclusive potencializar a perda de peso.

Se você também não sabe como ela pode ajudar a melhorar a sua saúde, não perca esse artigo.

Não deixe de ler e compartilhar.

Benefícios da Pimenta Malagueta

A pimenta malagueta pode estimular a circulação do corpo. Trata-se de uma pimenta poderosa, picante e benéfica, pois contribui para reduzir o crescimento de células de gordura.

Mas, é principalmente a presença da capsaicina na pimenta malagueta que permite o surgimento de ações importantes no organismo como aliviar a congestão nasal, estimular a digestão, aumentar o metabolismo e aliviar as dores.

Ela também contém vitamina C,vitamina B6, vitamina E, potássio, manganês e flavonoides – que fornece suas poderosas propriedades antioxidantes.

Em sua lista nutricional, uma colher de pimenta malagueta contém:

  • 17 calorias;
  • 1 grama de gordura;
  • 2 miligramas de sódio;
  • 3 gramas de carboidratos;
  • 1 grama de fibra alimentar;
  • 1 grama de açúcar;
  • 1 grama de proteína;
  • Vitamina A;
  • Vitamina E;
  • Vitamina C.

Neste artigo, irei explicar melhor os benefícios da pimenta malagueta.

  1. Ajuda na digestão

Um dos principais benefícios dela é o efeito positivo sobre o sistema digestivo.

Ela ajuda a produzir saliva, que é importante para uma boa digestão, bem como a prevenção do mau hálito. Consumir pimenta estimula nossas glândulas salivares, que é necessário para iniciar o processo digestivo.

Estimula o fluxo de produção de enzimas, que é essencial para o sistema digestivo funcionar corretamente.

Ela também estimula sucos gástricos que melhoram a capacidade do corpo em metabolizar alimentos e toxinas.

  1. Alivia dor de cabeça

Os pesquisadores sugerem que pimenta malagueta, é capaz de aliviar os sintomas de enxaqueca.

  1. Alivia dores nas articulações

Consumir pimenta apresenta alívio nas dores nas articulações.

Reduz a quantidade de substância P, um produto químico que transporta mensagens de dor para o cérebro. Quando há menos substância P, as mensagens de dor já não atingem o cérebro com a mesma intensidade e causam alívio.

Estudos descobriram que a pimenta também alivia a dor pós-cirúrgica. Além disso, também  alivia dores de danos nos nervos dos pés ou pernas causadas pela diabetes, lesões na parte inferior das costas, osteoartrite e artrite reumatoide, bem como sintomas de fibromialgia.

  1. Perda de peso

Consumir pimenta malagueta gera menos apetite e, consequentemente, diminui a quantidade de calorias consumidas durante o dia.

Também contribui para a queima de gordura, porque é um reforço metabólico.

Por ser um dos principais alimentos anti-inflamatórios, a pimenta também contribui para a perda de peso. Ela ajuda a aliviar a inflamação e o inchaço que vem de alergias, sensibilidades alimentares e infecções (2).

  1. Poderoso antioxidante

550e97779fa66e3bed938a08872beb8b
Benefícios da Pimenta Malagueta: Possui efeitos antioxidantes. Imagem: (Divulgação)

Essa pimenta também possui propriedades antioxidantes, sendo eficaz para aliviar úlceras, dores no estômago, tosse e outras doenças. Mas, é preciso tomar cuidado para não exagerar no consumo.

Estudos apontam que a pimenta malagueta não estimula, mas inibe a secreção ácida, estimula as secreções de álcali e muco e, particularmente, o fluxo sanguíneo da mucosa gástrica, o que ajuda na prevenção e tratamento de úlceras (3).

Pois o uso desequilibrado dela pode trazer efeitos inversos e contribuir para úlceras gástricas.

  1. Reforça o sistema imunológico

A pimenta malagueta possui vitamina C e ajuda no reforço do sistema imunológico, prevenindo inflamações.

De acordo com a pesquisa de 2015, essa pimenta está entre os tipos de pimentas que ajudam a impulsionar o sistema imunológico devido aos altos níveis de antioxidantes.

Em particular, o caroteno é benéfico contra todos os tipos de doenças, incluindo doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas (4).

  1. Melhora a saúde do coração

A capsaicina encontrada em pimentas como a malagueta reduz o acúmulo de colesterol no corpo. As pimentas também podem impedir que as artérias se contraiam, o que pode restringir o fluxo sanguíneo para o coração.

Uma pesquisa da Universidade Chinesa de Hong Kong, mostrou que ela pode beneficiar o coração e ajudar a reduzir os riscos de doença cardíaca coronária (5).

  1. Previne diabetes

Como muitas características de alimentos saudáveis, a pimenta malagueta é muito útil quando se pretende prevenir e tratar a diabetes.

A capsaicina melhora as reações de açúcar no sangue e insulina em homens e mulheres, e também em mulheres com diabetes gestacional (6).

  1. Combate o câncer

Dos muitos benefícios que o consumo de pimentas tem para oferecer, poucos foram revistos tanto quanto seu poderoso efeito contra o câncer.

Por ser rica em capsaicina, a pimenta malagueta também ajuda a combater o câncer e auxilia no tratamento contra a doença.

Vários estudos mostram que a capsaicina pode efetivamente combater o câncer de próstata, incluindo um estudo de 2006 feito pela Escola de Medicina da UCLA; afirmando que a substância tem um efeito antiproliferativo profundo sobre este tipo de câncer (7, 8).

Esse condimento é uma ótima opção de tempero para deixar a sua alimentação de verdade ainda mais saborosa.

Caso tenha alguma restrição em relação à pimenta malagueta, evite o consumo dela por outros alimentos naturais.

 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

BAIXE AGORA O MEU EBOOK SOBRE A DIETA DUKAN E CONHEÇA TODAS AS VERDADES SOBRE ELA!!!

[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : alimentaçãoantioxidanteaumentar o metabolismobenefíciosbenefícios da pimenta malaguetacapsaicinacélulas de gorduradiabetesdr. juliano pimentelFibra alimentarinfecçõesinflamaçãoinsulinamanganêsperda de pesopimenta malaguetaprevenção do mau hálitopropriedades antioxidantesqueima de gordurasaúdesintomas de enxaquecasistema digestivovitamina aVitamina B6vitamina C

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta