Espiritualidade e saúde qual a relação?
Orar pela saúde, para a cura e pela proteção não são fatos isolados. Existe uma grande relação entre a espiritualidade e saúde.
De maneira geral, o papel dos fatores espirituais e religiosos na saúde, visto de uma perspectiva científica, tem resultados interessantes (1).
Para saber mais informações como essa, faça parte do meu grupo no Telegram. Lá você recebe pílulas diárias com dicas para manter sua saúde.
Conexão entre fé e saúde
Nós somos o maravilhoso projeto de Deus. A maneira como Ele nos fez, faz com que nossos sistemas corporais funcionassem juntos de maneiras intrincadas e inimagináveis. Nossa alma, espírito, mente e corpo estão todos conectados. E funcionam juntos perfeitamente de acordo com Seu desígnio.
O vínculo entre espiritualidade e saúde é sinônimo de relação entre fé e saúde. Mas, é preciso ter uma fé ativa. É isso que faz com que essa “conexão” frutifique na vida e tenha consequências para a saúde.
É importante perceber a diferença que existe entre espiritualidade e religiosidade. A espiritualidade se refere à tentativa de um indivíduo de encontrar sentido na vida. Ou seja, é o conceito amplo de uma crença em algo além de si mesmo.
Pode envolver tradições religiosas centradas na crença em um poder superior. Mas, também pode envolver uma crença holística. Ou ainda, uma conexão individual com os outros e com o mundo como um todo.
A Espiritualide e Religião
A espiritualidade oferece uma visão de mundo que a vida é mais do que as pessoas experimentam em um nível sensorial e físico.
Já a religião, tende a se referir a aspectos de crença e comportamento. Incluindo espiritualidade, que estão relacionados ao sagrado ou sobrenatural. E todos estão baseados em uma comunidade ou tradição religiosa (2).
Os principais benefícios da associação entre espiritualidade e saúde inclui a melhora da saúde mental e bem-estar. Além de menos comportamento suicida e uso indevido de substâncias.
Terapias que envolvem a espiritualidade são mais bem-sucedidas do que as terapias convencionais não espirituais. Principalmente na redução dos sintomas depressivos dos pacientes. Isso porque, melhora o tratamento e a adesão e minimiza o risco de recaída.
Outro ponto positivo foi demonstrado em um estudo sobre comportamento de adolescentes. Ficou claro que níveis mais elevados de envolvimento religioso estão inversamente relacionados ao uso de álcool e drogas, fumo e atividade sexual. Assim como, sintomas depressivos e risco de suicídio (3).
A qualidade da sua espiritualidade
A maneira como você lida com sua fé e espiritualidade contém muito para esses resultados. Pessoas que lidam com a espiritualidade de maneira positiva no dia a dia têm níveis mais baixos de depressão, ansiedade e angústia, por exemplo. Por outro lado, formas negativas de enfrentamento religioso estavam associadas a um ajuste psicológico mais pobre.
A grande questão nessa relação entre espiritualidade e saúde é a maneira como você lida com sua fé. Uma abordagem positiva da religião tem efeitos benéficos até mesmo no sistema imune.
Quando você está em oração profunda ou meditação, sua resposta de lutar ou fugir desaparece. Ou seja, isso permite que seu sistema imunológico sobrecarregue todo o seu corpo. E é incrivelmente curativo.
Esteja você sob estresse, com uma doença real ou apenas tentando prevenir doenças ou estresse, por exemplo. As doenças mais observadas com efeito milagroso são doenças cardíacas, pressão alta, assim como o câncer.
Como colher os benefícios da espiritualidade e saúde
Ao se entregar a Deus ou a um poder superior, você ganha um senso de controle. E isso tem um efeito positivo na saúde e no bem-estar, incluindo habilidades cognitivas.
Isso porque você pode relaxar e não se distrair com pensamentos negativos. Além disso, seus níveis de pressão arterial caem. Por fim, o fluxo sanguíneo para o cérebro aumenta, então sua memória melhora e seu pensamento fica mais claro.
Lembrando que não importa o que você acredita, o mais importante é a prática diária.
De maneira geral, a dedicação a Deus ou a um “poder superior” se traduz em menos reatividade ao estresse. Além de maiores sentimentos de bem-estar. Por fim, a espiritualidade ativa ajuda até mesmo na diminuição do medo da morte.
As pessoas que se sentem confortáveis e consoladas usando a espiritualidade como um mecanismo de enfrentamento do estresse podem ter a certeza de que há ainda mais evidências de que essa é uma boa ideia para elas.
Para finalizar a oração e espiritualidade têm sido associadas a melhor saúde, maior bem-estar psicológico e menos depressão.
Além de menos hipertensão e estresse, mesmo em tempos difíceis. Por fim, a espiritualidade está relacionada a sentimentos mais positivos e capacidade superior de lidar com o estresse.
Exercer a sua espiritualidade é uma atividade necessária para sua saúde. Afinal, seu corpo e mente precisam do elo espiritual.
Por mais que seja difícil lidar com estresse, se esforce, principalmente no fortalecimento da sua espiritualidade. Antes de ir, assista a este vídeo, e veja como essa batalha pode te levar à morte mesmo estando em vida.
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube