Selecione a página

Sensação de fraqueza – O que pode ser?

Sensação de fraqueza – O que pode ser?

Uma rotina corrida e poucas horas de sono podem causar sensação de fraqueza. Por outro lado, a fraqueza, ou astenia, também pode ser um sinal de algum problema de saúde.

Acordar cansado, sentindo um peso nas pernas e braços como se o cansaço fosse parte de você é uma queixa muito comum, principalmente por mulheres.

A relação mais óbvia sobre a fraqueza é o excesso de trabalho. No entanto, o que veremos neste artigo, é que a astenia pode estar relacionada a alguma desregulação do organismo. 

De maneira geral, a astenia é melhor descrita como uma falta de energia para mover certos músculos ou mesmo todos os músculos do corpo. É realmente uma sensação muito grande de cansaço.

Se essa fraqueza durar por dois ou até quatro dias, por exemplo, realmente pode ser excesso de preocupação ou exaustão física. Por outro lado, quando a sensação de fraqueza persiste, pode estar relacionada a uma infecção bacteriana ou viral, como gripe ou hepatite.

A fraqueza pode ser temporária, mas também pode se tornar crônica ou contínua. Por isso, é tão importante se manter atento e buscar ajuda.

A sensação de fraqueza pode indicar problemas de saúde.

Sensação de fraqueza e seus sintomas

A fraqueza pode surgir no corpo todo, como uma fraqueza muscular generalizada. Mas, também pode ser sentida apenas nas pernas ou braços.

Os sintomas de fraqueza incluem tontura, sensação de desfalecimento, indisposição e sono. Esses sinais podem ser acompanhados por enjoo, dor de cabeça, mal estar e dor no corpo todo.

 

Fraqueza proveniente do cansaço 

O cansaço de uma rotina extenuante, poucas horas de sono, excesso de trabalho, preocupação e estresse, por exemplo, podem causar fraqueza.

Se esse for o seu caso, você precisa então descansar. Meditação pode te ajudar a ter uma clareza mental melhorada. E a técnica do Pomodoro pode ser útil para que seu dia seja, de fato, mais produtivo e menos cansativo. 

Para dormir melhor, faça a higiene do sono e use óleos essenciais para dormir melhor. 

Alimentação ruim e anemia também causam sensação de fraqueza

Como está a sua alimentação? E sua rotina médica, qual foi a última vez que você fez exames de rotina.

A sua fraqueza pode estar diretamente relacionada à sua alimentação. Nosso corpo é uma máquina, ou seja, precisa de combustível para funcionar.

Como você deve saber, esse combustível é proveniente da alimentação. Se sua alimentação é basicamente baseada em carboidratos refinados como pães, bolos, macarrão, doces e lanches é bem possível que sua fraqueza seja por falta de vitaminas e minerais.

Cada grupo de alimentar fornece para nosso corpo uma parte do que é necessário para ele funcionar. Se algum grupo está em excesso ou em falta, seu organismo vai sentir. 

Uma alimentação balanceada precisa ser composta de proteínas (ovo, carnes, castanhas), vitaminas (verduras, frutas, legumes e vegetais em geral), minerais (frutos do mar, vegetais, fígado de boi, frango, sementes e castanhas), carboidratos (batata doce, mandioca, inhame, arroz) e água. Você precisa se hidratar para seu corpo funcionar.

Pessoas com anemia também estão propensas a ter fraqueza. Aqui no blog tem um artigo específico sobre anemia, vale a pena conferir. Se sua fraqueza for devido à anemia, você pode precisar de suplementação de ferro se parecer que você tem deficiência de ferro.

 

Varizes podem causar sensação de fraqueza nas pernas.

Fraqueza nas pernas

A sensação de fraqueza nas pernas pode também ser um sintoma de vários problemas. A fraqueza nas pernas pode ser causada por esforço excessivo, viroses e outros tipos de infecções.

Além desses, a astenia pode ser devido a dor no nervo ciático que começa nas costas em um dos lados da coluna lombar e segue por uma perna até a ponta dos dedos.

Por fim, pode também ser originada por problemas de varizes que também causam dor e sensação de queimação, aperto e cansaço nas pernas.

Hipotensão causa fraqueza

A pressão baixa está diretamente relacionada à sensação de fraqueza. Isso porque, quando a pressão sanguínea está baixa, significa que seu coração está bombeando menos sangue.

Ou seja, está enviando menos sangue para seus músculos e para seu cérebro. Por isso, você fica constantemente cansado. 

Além dessa sensação de fraqueza, a pressão arterial baixa pode causar tonturas, desmaios e risco de lesões por quedas, visão turva e náuseas, por exemplo. 

Glândula tireoide 

A glândula tireoide regula a maneira como o corpo usa a energia, por isso, se houver algum desequilíbrio, é provável que você sinta fraqueza (1).

Um nível baixo de tireoide (hipotireoidismo) pode causar fadiga, fraqueza, letargia, ganho de peso, depressão, problemas de memória. Além desses, constipação, pele seca, intolerância ao frio, cabelos grossos e ralos, unhas quebradiças ou tonalidade amarelada da pele, por exemplo.

Já, um nível elevado de tireoide (hipertireoidismo) pode causar fadiga, perda de peso, aumento da frequência cardíaca. Além disso, intolerância ao calor, sudorese, irritabilidade, ansiedade, fraqueza muscular e aumento da tireoide.

O exame indicado para identificar o funcionamento da glândula tireoide e o TSH.

Infecções causam fraqueza

Nosso corpo é uma máquina protetora. Seu objetivo é funcionar para nos manter bem, por isso quando há algo errado o corpo reage para corrigir essa falha.

Isso acontece quando você está com uma infecção viral, por exemplo. Seu corpo reconhece o vírus e inicia uma batalha para a remoção deste estranho. É por isso, que junto com a gripe, a sensação de cansaço está presente. 

O mesmo vale quando você tem uma infecção urinária, por exemplo, ou qualquer outra infecção.

A fraqueza como sintoma de outros problemas

De maneira geral, a sensação de fraqueza nunca é o problema, ela é um dos sintomas de um problema maior. 

Além do que já foi falado, a fraqueza generalizada associada a dores musculares constantes pode ser sinal de fibromialgia. Uma doença crônica que tem como sintoma principal uma sensação de dor no corpo inteiro.

Para o diagnóstico de fibromialgia o paciente deve estar com os sintomas por pelo menos seis meses. A dor geralmente descrita como sendo em forma de pontadas sensação de peso e rigidez muscular.

Por fim, a falta de vitamina D também pode afetar o desempenho muscular e causar dores nos músculos. O melhor remédio contra essa deficiência é tomar banhos de sol antes das nove da manhã e depois das quatro da tarde. E se necessário recorrer aos suplementos vitamínicos.

Vale lembrar que a fraqueza no corpo nem sempre acontece depois do esforço físico, noites mal dormidas ou em decorrência de uma alimentação com falta de nutrientes e vitaminas.

Quando se tornam frequentes, podem sim ser sintomas de alguma condição ou doença que precisa de tratamento médico.

Gravei um vídeo com dicas de como combater a sensação de fraqueza de maneira prática. 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *